Factors Influencing Consumer Decision in Crowdfunding

Curso: 

  • MPGI

Área de conhecimento: 

  • Estratégias de Marketing

Autor(es): 

  • Ricardo Felipe Ferreira Rodrigues

Orientador: 

Ano: 

2015

Crowdfunding é um método recente e emergente de captar dinheiro para desenvolvimento de projetos (tanto orientados a lucro ou não) sem a intermediação tradicional de instituições financeiras, liberando empreendedores de custos, regulações e burocracia associada a essa prática. Além disso, também é um método de pré-testar novos produtos com um público selecionado e entusiasmado. O objetivo dessa dissertação é entender que fatores estão influenciando a decisão do consumidor de investir em projetos. A literatura contribui com: (1) fatores intrínsecos, como desejo de patronagem; (2) fatores extrínsecos, como a apresentação do projeto; e (3) pressão social. Há ainda fatores associados com o nível atual de captação e número de investidores, assim como tipo de projeto envolvido, sendo ele de caridade ou não. Além disso, atitudes também possuem um papel em afetar a decisão de compra. Para responder a pergunta de pesquisa, uma metodologia de duas fases foi usada: uma entrevista de profundidade para capturar intenção de investir e motivação, de forma a construir um processo de decisão que englobasse todas as possibilidades descritas pela literatura. Após essa pesquisa qualitativa, uma pesquisa quantitativa foi feita para validar as informações coletadas pela fase anterior e coletar dados adicionais para gerar uma associação entre intenção de investir e comportamento. Dentre as informações geradas pela fase qualitativa, temos o fato que a maioria dos investidores tiveram como principal motivação a compra do produto sendo oferecido como se eles estivessem participando de uma pré-venda. Entretanto, essa não foi a principal razão para o investidor de caridade. Além disso, os respondentes que pré- compraram os produtos o fizeram para única razão que esses produtos satisfizeram desejos que tinham. Esses desejos variavam, sendo desde saudade de jogos antigos como resolver um problema de organização da carteira. Outra característica da pré-compra foi que eles não investiam valores simbólicos, pela razão que se o fizessem não receberiam o produto em troca. Recompensas tiveram um grande papel em atrair os respondentes para investimento em valores maiores que consideravam anteriormente. Também é verdade para o investidor em caridade, que também doou mais. A fase quantitativa confirmou as informações acima e gerou informação extra sobre as categorias de produto. Projetos de caridade e arte concentraram a maioria dos respondentes que disseram que a principal razão para investir foi basicamente ajudar a desenvolver o projeto sem demandar um produto em retorno. Entretanto, outros projetos como Música também apresentaram altos números de comportamento caridoso, possivelmente por causa do envolvimento emocional com o artista. Outras categorias apresentaram um mix de razões para investir ou enviesado a comprar o produto apenas, o que pode ser explicado pelo efeito de recompensas e pelo fato que essas categorias estão simplesmente pré-vendendo produtos. Essa pesquisa também confirmou as principais fontes usadas para conhecer mais sobre os projetos: recomendação pessoal e blogs e fóruns. Outro resultado dessa fase foi o desenvolvimento de fatores a partir de frases atitudinais que puderam explicar intenção de investir. Seis fatores foram criados: Entusiasmo (por crowdfunding), Exclusividade (compra de recompensas), Caridade (doações pequenas para ajudar o desenvolvimento do projeto), Cautela (similar à difusão de responsabilidade, isto é, espera por mais investidores para dar o primeiro passo), Intimidade (projeto foi recomendado ou há ligação emocional com o criador) e Compartilhamento (compartilhar para ajudar a trazer mais investidores para o projeto). Categorias com alto envolvimento emocional apresentaram associação com Intimidade, como música, filme e tecnologia. Dado o fato que a amostra não continha muitos entusiastas por crowdfunding, esse fator não apresentou qualquer associação com as categorias. Categorias que não entregam produtos em troca, como comida e fotografia, apresentaram altos níveis de associação com o fator caridade. Compartilhamento é altamente associado com tecnologia, dado o fato que essa categoria concentra os respondentes que são mais orientados à inovação e entusiastas sobre o produto, então precisam compartilhar e gerar boca-a-boca para ajudar a atingir a meta de investimento. 

 

Crowdfunding is a recent and emerging method of raising capital for the development of projects (both profit and non-profit oriented) without traditional intermediation of financial institutions, freeing entrepreneurs from the costs, regulation and paperwork associated with it. Besides, it is also a method of pre-testing new products to a selected and enthusiastic audience. The objective of this dissertation is to understand what factors are influencing the consumer decision to fund projects. The literature review contributes with: (1) intrinsic factors, like desire for patronage; (2) extrinsic factors, like presentation of the project; and (3) social pressure. There are also factors associated with current level of funding and number of funders, as well as type of project involved, being it charity or not. Moreover, attitudes also play a role into affecting the decision to fund. To answer the research question, a two phase methodology was used: a qualitative survey that captured intention to fund and motivations from different interviewees, in order to build up a decision process that encompassed all possibilities described by the literature. After the qualitative survey, a quantitative research was employed to validate the insights generated by the qualitative phase and collect further data in order to generate the association between intention to fund and behaviors. Among the insights generated by the qualitative phase were the fact that most funders had the primary motivation to buy the product being offered as if they were pre-ordering. However, this was not the main reason for the charity funder. Additionally, the respondents that pre-ordered products did so for the single reason that these products sufficed needs that they had. These needs greatly varied, from missing traditional old games to solving a wallet organization problem. Another characteristic of the pre-orders is that they would not give small pledges, for the sole reason that they would not receive the product in exchange. Rewards played a big role into luring the respondents in funding more than they previously considered. This was also true for the charity donor respondent, who also donated more. The quantitative phase confirmed the insights above and generated extra information on association and categories. Charity and Art projects concentrated the majority of respondents saying that the reason to invest was basically helping to develop the project without demanding material reward in exchange. However, other projects such as Music also presented high numbers of donation-like behavior, possible given the emotional involvement between funder and artist. Other categories presented a mix of reasons to fund or skewed towards buying the product only, which can be explained by rewards effects and the fact that the categories involved are basically selling products. The quantitative survey also confirmed the main sources used to get to know the projects: recommendation and forums and blogs were also in this survey the main sources used. Another outcome of this phase was the development of factors through attitudinal statements that could explain the intention to fund. Six factors were created, namely Enthusiasm (for crowdfunding), Exclusivity (buying rewards), Charitable (small pledges to help funding), Caution (similar to the diffusion of responsibility, that is, waiting for more funders to give the first step), Intimacy (project was recommended or emotional attachment to the creator) and Sharing (actively sharing in order to also help bring more funders to finish the project). Categories that have high emotional involvement presented association also with intimacy, like music, film and technology. Given the fact that the sample did not have many enthusiastic for crowdfunding, this factor did not show any association with any categories. Categories that do not provide products in return, such as food and photography, presented high levels of association with the charitable factor. Sharing is highly associated with technology, given the fact that this category concentrates respondents that are more innovation-driven and enthusiastic about the product, so they need to share and generate word of mouth in order to help reach the funding goal. 

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