Consumer perception of Brazilian beef: insights from a quantitative study in Europe

Curso: 

  • MPGI

Área de conhecimento: 

  • Estratégias de Marketing

Autor(es): 

  • Jonas Christopher Timmermann

Orientador: 

Ano: 

2016

Empresas brasileiras de carne bovina foram muito bem sucedidas nos últimos anos devido a uma série de fatores externos. Esses fatores incluem um clima favorável no Brasil e uma oferta abundante de recursos naturais (como o fornecimento de água e terras cultiváveis baratas). Em termos econômicos, as empresas brasileiras de carne bovina foram beneficiadas pela mão de obra barata, pelas barreiras comerciais reduzidas e por uma taxa de câmbio favorável. Para investigar a percepção de qualidade da carne bovina brasileira, um estudo quantitativo foi realizado com consumidores alemães, franceses e italianos. Os resultados revelam que a carne brasileira carece de brand equity: os respondentes que nunca compraram (ou experimentaram) carne brasileira têm inconscientemente uma impressão negativa com relação à qualidade da carne brasileira. Além disso, a imagem do Brasil como país tem um efeito sobre como os consumidores percebem a carne brasileira. Este trabalho sugere que as empresas brasileiras de carne bovina devem intensificar os seus esforços de marketing e investir na construção da imagem da marca da carne brasileira. Dado que a indústria da carne é importante para o PIB do Brasil, o governo também (apoiada pela ABIEC) é aconselhado a apoiar estes programas de marketing. Construção de marca serve como uma forma de proteção contra tempos em que fatores externos podem piorar.

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