Leandro Angotti Guissoni

Professor Full-Time do Departamento de Mercadologia da FGV EAESP em cursos de graduação, especialização e pós-graduação stricto sensu desde 2013. Professor convidado na Darden School of Business, University of Virginia desde 2015. Professor visitante na área de marketing pela Harvard Business School em 2018. Doutor e Mestre em Administração pela FEA USP, com bolsa sanduíche (CAPES) na Darden School of Business (EUA). Formação complementar em Administração pela University of California/EUA. Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade de São Paulo (USP). Durante quatro anos, coordenou pesquisa de marketing na Coca-Cola. Cofundador e investidor das startups BomeMelhor e SharpSelling. Tem aconselhado diversas empresas. Iniciou sua carreira na Coca-Cola em 2004, depois foi sócio das consultorias Markestrat Agribusiness, Toolbox Trade Marketing e Decoupling Brasil. Na parte de pesquisa acadêmica e aplicada, tem artigos publicados no Journal of Retailing, Journal of Marketing Channels, Marketing Intelligence&Planning e casos de ensino veiculados pela Harvard Business Publishing. Suas pesquisas já tiveram colaborações de empresas como Nielsen, Natura, Johnson&Johnson, Magazine Luiza. Autor/Coautor de vários livros e capítulos publicados pela Ed. Atlas, FGV, Palgrave MacMillan, Thinkers50, incluindo o livro Shopper Marketing, eleito o melhor livro de marketing de 2011, recebendo o troféu Cultura Econômica. Também é autor do livro Métricas para Comunicação de Marketing (2a edição). Sua linha de pesquisa integra os temas de e-commerce, métricas de marketing, marketing analytics, transformação digital de empresas, canais de distribuição/omnichannel, trade e shopper marketing.

Artigos: 

GUISSONI, LEANDRO A.; RODRIGUES, J. M.; ZAMBALDI, F.; NEVES, MARCOS FAVA. Numeric or Weighted Distribution? The Effects of Different Channel Performance Metrics on Market Share. Journal of Marketing Channels, v. 26, p. 108-119, 2020.

BOTELHO, DELANE; GUISSONI, LEANDRO ANGOTTI. Experiência e Engajamento do Cliente. RAE - Revista de Administração de Empresas, v. 60, p. 3-6, 2020.

GUISSONI, LEANDRO A.; FERRARO, G. M.; SCHUNCK, J. G. A Disrupção no Varejo além da Crise. GV Executivo, v. 19, p. 38-41, 2020.

GUISSONI, LEANDRO A.; FARINHA, R. L. E-Commerce com Resultado. GV Executivo, v. 18, p. 40-42, 2019.

TEIXEIRA, A. R. S.; GUISSONI, LEANDRO A. Estratégias Centradas no Cliente. GV Executivo, v. 18, p. 34-37, 2019.

GUISSONI, LEANDRO A.; SANCHEZ, J. M.; RODRIGUES, J. M. Price and In-store Promotions in an Emerging Market. Marketing Intelligence & Planning, v. 36, p. 498-511, 2018.

PRADO, L. S.; GUISSONI, LEANDRO A.; KEHDI, M. T. O Vendedor na Disrupção Digital. GV Executivo, v. 17, p. 12, 2018.

GUISSONI, LEANDRO A. Omnichannel: Uma Gestão Integrada. GV Executivo, v. 16, p. 25-27, 2017.

BOTELHO, D.; GUISSONI, LEANDRO A. Varejo: Competitividade e Inovação. RAE (Impresso) , v. 56, p. 596-599, 2016.

GUISSONI, LEANDRO A.; VELUDO-DE-OLIVEIRA, Tania Modesto; TEIXEIRA, T. Um Novo Momento para o e-Commerce. GV Executivo, v. 15, p. 14-17, 2016.

VENKATESAN, R.; FARRIS, P. W.; GUISSONI, L. A.; NEVES, M. F. Consumer Brand Marketing through Full- and Self-Service Channels in an Emerging Economy. Journal of Retailing, v. 91, p. 644-659, 2015.

GUISSONI, L. A.; RODRIGUES, J. M.; CRESCITELLI, E. O Efeito da Distribuição sobre o Market-Share: Um Estudo em Diferentes Canais do Mercado de Consumo. RAE (Impresso), v. 54, p. 620-632, 2014.

NEVES, M. F.; CONSOLI, M. A.; GUISSONI, L. A. Orientação das Cadeias Alimentares. Agroanalysis (FGV), v. 33, p. 25-26, 2013.

GUISSONI, L. A.; CONSOLI, M. A.; RODRIGUES, J. M. Is Category Management in Small Supermarkets Worth the Effort? RAE (Impresso), p. 592-603, 2013.

GUISSONI, L. A.; NEVES, M. F. Ensaio sobre a Análise de Desempenho em Marketing e Aplicação de Métricas. REMark. Revista Brasileira de Marketing, v. 12, p. 201-229, 2013.

GUISSONI, L. A.; NEVES, M. F.; BONIZIO, R. C. Proposta de Avaliação dos Resultados do Programa de Comunicações de Marketing sob a Perspectiva da Criação de Valor para as Organizações. REMark. Revista Brasileira de Marketing, v. 9, p. 122-148, 2010.

Livros: 

GUISSONI, LEANDRO A.; DANDREA, R. Trade Marketing. 1. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2019. 168p .

GUISSONI, L. A.; NEVES, M. F. Métricas para Comunicação de Marketing. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2015. v. 1. 263p .

DANDREA, R.; GUISSONI, L. A. Shopper Safari: Gere Insights, Domine o Trade e Cresça seus Resultados (ebook). 1. ed. São Paulo: Editora Toolbox, 2014. v. 1. 98p .

DANDREA, R. (Org.); CONSOLI, M. A. (Org.); GUISSONI, L. A. (Org.). Shopper Marketing: La Nueva Estrategia Integrada de Marketing para Conquista Del Cliente em el Punto de Venta. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2013.

DANDREA, R.; CONSOLI, M. A.; GUISSONI, L. A. Shopper Marketing: A Nova Estratégia Integrada de Marketing para a Conquista do Cliente no Ponto de Venda. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2011. v. 1. 147p.

GUISSONI, L. A.; NEVES, M. F. Comunicação Integrada de Marketing Baseada em Valor. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2011. v. 1. 237p .

Capítulos de livros: 

TEIXEIRA, T.; GUISSONI, LEANDRO A.; TRAJANO, F. An Unlikely case of Successful Digital ransformation. In: Thinkers50 and Brightline. (Org.). The Transformation Playbook. 1ed.Wargrave: Brightline, 2019, v., p. 91-97.

VENKATESAN, R.; PETERSEN, J. A.; GUISSONI, LEANDRO A. Measuring and Managing Customer Engagement Value Through the Customer Journey. In: Robert W. Palmatier; V. Kumar; Colleen M. Harmeling. (Org.). Customer Engagement Marketing. 1ed.London: Palgrave Macmillan, 2017, v. 1, p. 53-74.

GUISSONI, L. A.; CASTRO, L. T.; CONSOLI, M. A. Planejamento de Vendas e Estruturação da Área Comercial na Revenda de Insumos. In: CONSOLI, M. A.; PRADO, L. S.; MARINO, M. K.. (Org.). Agrodistribuidor: O Futuro da Distribuição de Insumos no Brasil. 1ed.São Paulo: Atlas, 2011, v. 1, p. 147-160.

GUISSONI, L. A.; CONSOLI, M. A.; PRADO, L. S. Gestão do Processo de Vendas e Monitoramento da Equipe Comercial. In: CONSOLI, M. A, PRADO, L. S.; MARINO, M. K.. (Org.). Agrodistribuidor: O Futuro da Distribuição de Insumos no Brasil. 1ed.São Paulo: Atlas, 2011, v. 1, p. 161-183.

CONSOLI, M. A.; GUISSONI, L. A.; PAIXAO, F. L.; NEVES, M. F. Canais de Marketing e Gestão da Cadeia de Suprimentos Onde as Atividades de Trade se Encontram. In: CONSOLI, M. A.; D´ANDREA, R. (Org.). Trade Marketing - Uma Estratégia de Distribuição e Execução de Vendas. São Paulo: Atlas, 2010, v., p. -.

CASTRO, L. T.; GUISSONI, L. A.; CONSOLI, M. A.; DANDREA, R. Execução do Gerenciamento de Categorias - Uma Ferramenta Aplicada ao Pequeno Varejo. In: CONSOLI, M. A.; D´ANDREA, R. (Org.). Trade Marketing - Uma Estratégia de Distribuição e Execução de Vendas. São Paulo: Atlas, 2010, v., p.-.

GUISSONI, L. A.; NEVES, M. F.; CRESCITELLI, E.; DANDREA, R.; CONSOLI, M. A. Mensuração e Avaliação dos Resultados de Trade Marketing. In: CONSOLI, M. A.; D´ANDREA, R. (Org.). Trade Marketing - Uma Estratégia de Distribuição e Execução de Vendas. São Paulo: Atlas, 2010, v., p.-.