Which Strategies Can an Educational Business, Such as a Kindergarten in Germany, Develop to Foster Employee Engagement?

Curso: 

  • MPGI

Área de conhecimento: 

  • Estudos Organizacionais

Autor(es): 

  • Caroline Picq

Orientador: 

Ano: 

2016

Which strategies can an educational business, such as a Kindergarten in Germany, develop to foster employee engagement? The goal of this master thesis is to identify effective and viable measures to engage employees, that could be potentially implemented in a Kindergarten in Germany. The literature concerning the notion of employee engagement is so inconsistent that even studies about the subject fail to find one common definition and have to acknowledge the variety of existing definitions (IES, 2014, p.52-53). This reflects the youth of the concept, which has only been partially studied by academics and practitioners in recent years. The literature gap about employee engagement concerns many aspects, among which small companies and educational businesses, in particular those focusing on early child development. Considering the low levels of employee engagement in Germany combined with the absence of studies on educational organizations focusing in early child development this master thesis studies engagement in German Kindergärten(s). This master thesis is divided in two parts consisting of a literature review and a case study. The literature review allows to follow the evolution of the concept along the years, while the case study focuses on assessing employee engagement in Montessori Kindergärten(s) in Munich & elaborating potential measures to increase engagement levels. Double sided research was undertaken for this case study. On the one hand a quantitative research was performed, through a survey, in order to uncover which strategies would be viable to foster employee engagement. On the other hand a qualitative research was undertaken, consisting in an internship in a Kindergarten, in order to shed light on how to do so. Findings in the quantitative research indicate overall engagement levels average to low. Results related to specific statements bring out the originality of the educational sector, which is in some aspects intrinsically engaging, similarly to the medical field (Seijts & Crim, 2006). Furthermore low engagement levels led to a conversely high number of positives responses to potential engagement strategies suggesting their potential effectiveness. Findings in the qualitative research are coherent with qualitative results and complement them.

 

Quais estratégias uma empresa educacional, tal como um jardim de infância na Alemanha, pode desenvolver no intuito de favorecer o envolvimento dos funcionários? O objetivo desta tese de mestrado é identificar medidas eficazes e viáveis para envolver os funcionários, que poderiam potencialmente ser implementadas em um jardim de infância na Alemanha. A literatura sobre o conceito de envolvimento dos funcionários é tão inconsistente que até estudos sobre o assunto não conseguem encontrar um definição comum e tem que reconhecer a variedade de definições existentes (IES, 2014, p.52-53). Isso reflete a juventude do conceito que foi só parcialmente estudado pelos acadêmicos e profissionais nos últimos anos. A lacuna que existente na literatura sobre o envolvimento dos funcionários se encontra em vários assuntos, entre os quais as pequenas empresas e as empresas educacionais, em partiular as com foco na primeira infância. Tomando em consideração os baixos nivéis de envolvimento dos funcionários na Alemanha, em conjunto com a ausência de estudos sobre empresas educacionais especializadas na primeira infância, a presente tese de mestrado trata do envolvimento dos funcionários em jardins de infância na Alemanha. A presente tese de mestrado esta divida em duas partes constituídas por uma revisão da literatura e um estudo de caso. A revisão da literatura permite acompanhar a evolução do conceito ao longo do anos, enquanto o estudo de caso esta focado na avaliação do envolvimento dos funcionários em jardins de infância Montessori em Munique, assim como na elaboração de potenciais medidas para aumentar o nível de envolvimento dos funcionários. Uma dupla pesquisa foi realizada para este estudo de caso. Por um lado a pesquisa quantitativa foi realizada através de um inquérito no intuito de descobrir que estratégias seriam viavéis para promover o envolvimento dos funcionários. Por outro lado a pesquisa qualitativa foi realizada através de um estágio em um jardim de infância Montessori em Munique com o intuito de esclarecer como seria possível pôr as tais estratégias em prática. Os resultados da pesquisa quantitativa indicam nivéis globais de envolvimento dos funcionários que são médios a baixos. Os resultados relacionados a afirmações específicas realçam a particularidade do setor educacional, que em certos aspectos beneficia de altos nivéis de envolvimento dos funcionários pela própria natureza da missão, como também é o caso na área médica (Seijts & Crim, 2006). Além disso baixos nivéis de envolvimento dos funcionários levaram a resultados inversamente elevados de respostas positivas às potenciais estratégias, o que sugere a potencial eficácia de tais estratégias. Os resultados da pesquisa qualitativa são coherentes com os resultados da pesquisa quantitativa e a complementam. 

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