Curso:
- MPA
Área de conhecimento:
- Estudos Organizacionais
Autor(es):
- Cristiane Catarino Santinho
Orientador:
Ano:
A gamificação vem ganhando força dentro das organizações como forma de engajar e influenciar comportamentos dos seus colaboradores para a consecução de melhores resultados. Apesar de a utilização de jogos ser antiga, podendo ser aplicada a diversos campos de conhecimento, a gamificação dentro do ambiente corporativo só veio a crescer nas últimas décadas, despertando o interesse das empresas como forma de aumentar o engajamento de seus funcionários. O objetivo do presente trabalho foi levantar e explorar os principais efeitos da gamificação dentro do ambiente corporativo e entender de que forma ela contribui para gerar engajamento. Por meio de um estudo de caso dentro de uma instituição financeira que, recentemente, introduziu a gamificação como ferramenta de gestão, buscou-se identificar os impactos resultantes da sua aplicação, elencando as principais percepções dos gestores e participantes, bem como os seus aspectos positivos, dificuldades enfrentadas e aprimoramentos necessários. Conjuntamente, aliaram-se os conceitos e requisitos levantados na revisão bibliográfica ao caso estudado, confrontando a prática com a teoria. Com isso, constatou-se que a gamificação é um instrumento eficaz de gestão, sendo uma estratégia bem-vista pelos funcionários. Entretanto, deve-se atentar para a adequabilidade de alguns elementos e características da gamificação, que são fatores determinantes para o seu sucesso, quer sejam: perfis dos jogadores, relevância das funcionalidades, forma de comunicação das regras e funcionamento das dinâmicas do jogo e atratividade das recompensas. Caso tais fatores não sejam tratados de maneira adequada e consistente, haverá um desinteresse pela ferramenta, minando os seus efeitos positivos.