Transformação Digital: percepções e ações no contexto brasileiro: o que os executivos das empresas atuantes no Brasil entendem por transformação digital

Curso: 

  • MPGC

Área de conhecimento: 

  • Gestão da Informação

Autor(es): 

  • Diogo de Azevedo Vasconcellos

Orientador: 

Ano: 

2020

Transformação digital tem estado presente nos planos de praticamente todos os executivos, sendo visualizada como uma oportunidade para otimização dos resultados empresariais. Ainda que o assunto esteja largamente difundido, seus resultados só começaram a ser notados mundialmente a partir de 2017, com as empresas conectando a jornada da Transformação Digital nas suas estratégias corporativas e os resultados começando a aparecer, inclusive, no valuation das empresas. No Brasil, ainda que a mesma tendência seja notada, o nível de maturidade digital das empresas está alguns passos atrás dos países mais desenvolvidos. Na literatura, é possível encontrar algumas publicações sobre o tema, notadamente a partir de 2016 e, basicamente, no exterior; entretanto, além de existirem algumas (mesmo que poucas) definições conflitantes, publicações e estudos acadêmicos com autores que possuam filiações no Brasil são ainda mais escassos, sendo, então, relevantes maiores estudos sobre transformação digital no país. Neste contexto, o objetivo deste trabalho é identificar o entendimento do executivo das empresas que atuam no Brasil sobre transformação digital, bem como os resultados que esperam alcançar, de forma a identificar se há ou não alinhamento com a literatura, na qual foi possível concluir que, apesar de existir alinhamento na grande maioria das questões, um dos pontos centrais sobre transformação digital não chegou a mesma conclusão que a literatura, uma vez que esta mostra claramente se tratar de um assunto estratégico e de negócio, ao passo que a percepção dos executivos não foi unânime, com 37% apontando que transformação digital é um assunto tecnológico. A pesquisa foi conduzida por meio de um levantamento empregando um questionário com questões fechadas, tendo como público-alvo executivos de empresas com atuação no país. Assim, pode-se sugerir dois caminhos alternativos – uma vez que o assunto pode ainda não estar plenamente entendido no Brasil –, demandando ainda uma maior maturidade nas empresas, ou direcionando a uma revisão da literatura.

Clique aqui para ver outros trabalhos deste orientador
Clique aqui para ver outros trabalhos orientados por este professor