Cláudio Luís Carvalho Larieira

Doutor em Administração de Empresas pela FGV EAESP, Mestre em Engenharia de Computação pelo IPT/SP e Bacharel em Administração pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Professor do Departamento de Tecnologia e Ciência de Dados (TDS) da FGV EAESP, do Mestrado Profissional em Engenharia de Computação do IPT/SP e da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Coordenou e lecionou em cursos de graduação, pós-graduação, MBA e Mestrado (FGV, FIA, Fundação Dom Cabral, IBMEC, Insper, UNICSUL, FASP, FIAP, Mackenzie e IBTA). Acumula mais de 30 anos de experiência em gerenciamento de projetos e melhoria de processos em vários tipos de organizações. Consultor nos temas de Estratégia e Projetos na KC&D. Como voluntário, atuou como Conselheiro e Docente no Instituto Haggai do Brasil e como Consultor no Lar Batista de Crianças e no Instituto Atos de Amor.

Artigos:

COSTA, I. ; RICCOTTA, R. ; MONTINI, P. ; STEFANI, E. ; GOES, R. S. ; GASPAR, M. A. ; MARTINS, F. S. ; FERNANDES, A. A. ; MACHADO, C. ; LOCANO, R. ; LARIEIRA, C. L. C. The Degree of Contribution of Digital Transformation Technology on Company Sustainability Areas. Sustainability, v. 14, p. 1-27, 2022.

MOURA, MYRIAN TEIXEIRA ; CARVALHO, RODRIGO BARONI ; CARVALHO LARIEIRA, CLÁUDIO LUÍS ; MARTENS, CRISTINA DAI PRÁ ; GARCIA LOPES, HUMBERTO ELIAS ; BRANDÃO BERNARDES, MARIA ELISA . Determinantes da Gestão do Portfólio de Projetos (PPM) para a Agilidade Organizacional: proposta de um modelo conceitual. Revista de Gestão e Projetos, v. 13, p. 25-55, 2022.

RIBEIRO, FABIO CALEGARI ; LARIEIRA, CLÁUDIO LUIS CARVALHO ; YOSHIKUNI, ADILSON CARLOS ; COSTA, IVANIR. Foco no Cliente em Times de Desenvolvimento de Software: um estudo quantitativo. Revista de Gestão e Projetos, v. 12, p. 36-59, 2021.

CARVALHO, RODRIGO B. ; REIS, ANTÓNIO M. P. ; LARIEIRA, CLÁUDIO L. C. ; PINOCHET, LUIS H. C. Digital Transformation: construct definition challenges and scenarios for a research agenda. RAM. Revista de Administração Mackenzie (online), v. 22, p. 1-15, 2021.

DIAS, K. R. S. ; LARIEIRA, C. L. C. Método Híbrido de Gestão do Escopo de Projetos de TIC: estudo de caso em uma empresa brasileira. Brazilian Journal of Development, v. 7, p. 75984-76014, 2021.

RUSSO, ROSARIA FÁTIMA SEGGER MACRI; SILVA, LUCIANO FERREIRA DA; LARIEIRA, CLAUDIO LUIS CARVALHO. Do Manifesto Ágil à Agilidade Organizacional. Revista de Gestão de Projetos, v. 12, p. 1-10, 2021.

LARIEIRA, C. L. C. Caminhos para Desenvolver Software. GV Executivo, v. 20, p. 30-33, 2021.

MILARE, B. N.; LARIEIRA, C. L. C. Gestão de Riscos em Projetos de Desenvolvimento de Software com Scrum: Um Estudo de Caso. Revista de Gestão e Projetos, v. 9, p. 1-12, 2019.

ELVAS, M. C.; LARIEIRA, C. L. C. Critérios não Financeiros para Avaliação e Seleção de Projetos de Software. Revista Inovação, Projetos e Tecnologias, v. 7, p. 52-64, 2019.

SOUZA, N. C. S.; LARIEIRA, C. L. C. Um Catálogo de Métricas para Monitorar o Progresso e Desempenho dos Projetos de Desenvolvimento de Software. MundoPM (Curitiba), v. 1, p. 32-39, 2017.

MEDEIROS, D. A.; LARIEIRA, C. L. C.; COSTA, I. As Dificuldades na Adoção e Uso de Método Scrum em Empresas Brasileiras Utilizando Processos Plan-Driven: Estudo de Caso Múltiplo. Revista de Gestão e Projetos, v. 8, p. 66-79, 2017.

FRANCISCO, E. R.; KUGLER, J. L.; LARIEIRA, C. L. C. Líderes da Transformação Digital. GV Executivo, v. 16, p. 24-26, 2017.

LARIEIRA, C. L. C.; ALBERTIN, A. L. Um Estudo Sobre Os Fatores Organizacionais que Influenciam a Gestão de Portfólio de Projetos de Tecnologia da Informação e Comunicação. REAd. Revista Eletrônica de Administração (Porto Alegre. Online), v. 81, p. 515-547, 2015.

LARIEIRA, C. L. C.; ALBERTIN, A. L. Uso das Boas Práticas de Gestão de Portfólio de Projetos em Bancos Brasileiros. MundoPM (Curitiba), v. 1, p. 74-79, 2014.

LARIEIRA, C. L. C. Coleta de Requisitos de Software Usando Questionários. Engenharia de Software Magazine, v. 1, p. s/n, 2013.

LARIEIRA, C. L. C.; ALBERTIN, A. L. Fatores Organizacionais em Gestão de Portfólio de Projetos: Uma Proposta de Estrutura Conceitual à Luz da Literatura. Revista de Gestão e Projetos, v. 4, p. 1-26, 2013.

LARIEIRA, C. L. C.; ALBERTIN, A. L. Gestão de Portfólio de Projetos - Os Resultados de uma Pesquisa Bibliométrica. MundoPM (Curitiba), v. 40, p. 66-71, 2011.

LARIEIRA, C. L. C.; SPINOLA, M. M. Jogos de Empresas para Gerenciamento de Projetos - Aprendizado Baseado na Andragogia. Um Estudo de Caso Real. MundoPM (Curitiba), v. 1, p. 32-40, 2009.

Capítulos de livros:

MEDEIROS, D. A.; LARIEIRA, C. L. C. Dificulties in Adoption and Usage of Srum Method in Non-Projectized Brazilian Companies Using Plan-Driven Process: Multiple Case Studies. In: Marcos William Kaspchack Machado. (Org.). Engenharia da Produção: What's your plan? 3. 3ed.Ponta Grossa: Atena Editora, 2019, v. 3, p. 55-68.

LARIEIRA, C. L. C. Gestão de Portfólio de Projetos de Tecnologia de Informação. In: Alberto Luiz Albertin; Rosa Maria de Moura Albertin. (Org.). Projetos de Tecnologia de Informação. 1ed.São Paulo: Editora Atlas S.A., 2015, v., p. 187-212.