Sentidos do trabalho em empresa do setor de varejo

• MPA

• Estudos Organizacionais

• Fábio Garboggini Siqueira

2016

Esta dissertação trata da questão dos sentidos do trabalho para colaboradores em empresa do setor de varejo. Busca compreender quais são os motivos que incentivam a permanência e quais são os principais problemas e obstáculos que podem dificultar o trabalho dos empregados na empresa estudada. Esta questão é relevante, pois o capital humano é um dos fatores mais importantes na vantagem competitiva das empresas deste setor. O objetivo desta pesquisa foi de compreender, por meio de um estudo de caso em empresa de varejo, quais são os principais sentidos e significados considerados pelos colaboradores da empresa de varejo para permanecer e desenvolver uma vida profissional na organização. Para buscar a compreensão destas questões, esta pesquisa se apoiou nas discussões teóricas sobre o sentido do trabalho (MORIN, 2001). As perguntas centrais de pesquisa foram: i) qual o significado do trabalho no varejo? ii) quais os principais motivos de alegria e de prazer no trabalho na empresa de varejo? iii) quais são as principais dificuldades de trabalho na empresa de varejo? Considera-se que as respostas a essas questões podem ajudar a esclarecer aspectos essenciais sobre a rotatividade e retenção dos empregados, e trazer, assim, sugestões e práticas para o desenvolvimento do capital humano na empresa estudada. Para atingir este objetivo foi realizada uma pesquisa, com o uso de entrevistas em uma grande empresa de varejo, com vários colaboradores, tanto de níveis gerenciais, que administram equipes, como com colaboradores da parte operacional que não gerenciam equipes. Este estudo identificou que os principais fatores positivos, que trazem significado e prazer no trabalho, foram: que o trabalho é realizado de forma eficiente e produz um resultado útil; que o trabalho é moralmente aceitável, principalmente devido ao propósito da empresa em democratizar o esporte; que o trabalho é intrinsecamente satisfatório em alguns tópicos; e que o trabalho na empresa estudada é fonte de experiências de relações humanas satisfatórias. Com relação às principais dificuldades, a pesquisa apontou os seguintes pontos: dificuldade na realização de um trabalho de forma eficiente que produz um resultado útil, esta, principalmente devido ao dinamismo que gera um grande número de mudanças e alterações dos gestores; outra dificuldade muito apontada foi em relação ao trabalho ser intrinsecamente satisfatório, devido ao fato de, por vezes, faltar acompanhamento e clareza nos objetivos e resultados; e a outra dificuldade frequentemente abordada foi sobre a ocupação do trabalho, isto devido a carga de trabalho do varejo e falta de regularidade da rotina. Espera-se, com este estudo realizado, que os resultados tragam contribuição para a prática empresarial e acadêmica com melhorias a partir do conhecimento obtido sobre os sentidos do trabalho relevantes para homens e mulheres na empresa do setor de varejo. Consequentemente, revele os aspectos que marcam a permanência dos empregados na empresa estudada. Os resultados podem ajudar profissionais de recursos humanos a desenvolver e disseminar melhores práticas para a gestão de pessoas no setor do varejo.