Proposta de Contribuição para a Gestão Omnicanal no Varejo Brasileiro

Curso: 

  • MPGC

Área de conhecimento: 

  • Estratégias de Marketing

Autor(es): 

  • Elisabete Furtado Bronholo

Orientador: 

Ano: 

2018

A estratégia omnicanal tem se caracterizado como o mais recente estágio evolutivo do estudo de canais de distribuição. Apesar disso, as empresas tem pouco conhecimento sobre o tema, suas práticas e conceitos. Ao realizar busca de referências a autora identificou que a literatura está concentrada na perspectiva da experiência, no processo evolutivo, nas distinções entre multicanal e omnicanal e menos sobre táticas e práticas omnicanal. Desta forma há oportunidades para compreender as atividades desempenhadas para que as empresas desenvolvam uma efetiva gestão omnicanal. O objetivo deste estudo é o de identificar práticas e recomendações que contribuam para a gestão omnicanal no varejo brasileiro. Para tanto foi utilizada metodologia qualitativa baseada em entrevistas com gestores de quinze empresas que atuam com canais múltiplos e aplicada a ferramenta U.S.Omnichannel Customer Experience Index (OcCEI) integrante do estudo Omni-channel Report Card idealizado pela IBM Commerce. O estudo avalia práticas de varejistas em serviços omnicanais em sete áreas de análise: Experiência Online e Digital, Experiência da Loja Física, Flexibilidade do Fulfillment/Entrega, Website Móvel/App, Marketing Integrado e Precificação, Experiência do Call Center/SAC e Mídias Sociais. A análise considerou aprofundamento individual e agrupamento das empresas considerando porte da rede e número de lojas. Como conclusões das entrevistas, da aplicação da ferramenta e da revisão da literatura temos como práticas propulsoras omnicanais: liderança impulsionadora, mentalidade digital/mudança cultural, o cliente em primeiro lugar, a gestão da jornada de compras como um processo, integração e gestão cruzada, transparência dos dados do cliente e dos estoques em todos os pontos de contato do negócio que foi sintetizado como transparência 360o, maturidade online, domínio logístico e curadoria. Espera-se que a contribuição deste trabalho seja a identificação de pontos em comum e diferenças sobre as atividades desempenhadas pelas empresas para a gestão omnicanal, identificando pontos fortes e outros com potencial de melhoria. Espera-se também disponibilizar ao meio acadêmico informações sobre o estágio omnicanal de quinze empresas que atuam no Brasil e que são relevantes em seus mercados e áreas de atuação.

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