Curso:
- MPGC
Área de conhecimento:
- Gestão de Operações e Logística
Autor(es):
- Selma Aparecida Pacheco
Orientador:
Ano:
A tecnologia proporcionou uma dinâmica na sociedade que modificou as relações humanas e provocou uma nova visão nas relações de consumo. Através da abertura de possibilidades, as empresas passaram a enfrentar desafios nas relações logísticas, sendo este tema explorado em centenas de estudos em nível mundial. Nesta linha de investigação, o presente trabalho teve como objetivo investigar o que leva os pequenos empreendedores varejistas do setor da moda eleger pela diversificação dos canais de distribuição. Como objetivos secundários, por sua vez, buscou-se um diagnóstico dos principais impactos positivos e negativos dos novos canais logísticos e, ainda, identificar quais as possíveis formas de atuação deste varejista nos canais eletrônicos (e-commerce, Marketplace, multi-canal e omni-canal). Para isso, a metodologia escolhida foi a pesquisa exploratória com abordagem qualitativa, onde foram aplicadas entrevistas semi-estruturadas usando-se, como ferramenta, um roteiro de questões pré- elaboradas. Foram entrevistados cinco empresários propositalmente selecionados na cidade de São Paulo. Realizadas todas as entrevistas, utilizou-se a análise de conteúdo para o tratamento dos dados. Assim, foi possível observar que a busca pela diversidade em canais de distribuição para o varejo se dá pela necessidade de buscar novos públicos, manter-se atualizado frente às demandas tecnológicas e conquistar com eficiência os seus clientes e assim mantê-los. Além disso, utiliza-se a introdução ao e-commerce como uma forma de trazer novos clientes para a loja física, além de manter e satisfazer os clientes existentes, explorando assim, novas percepções de consumo. Identificou-se que o Omni-Channel ainda não é uma realidade utilizada por estes varejistas, mas uma estratégia a ser atingida.