Curso:
- MPA
Área de conhecimento:
- Estratégias de Marketing
Autor(es):
- Beatriz Queiroz Meira de Castro
Orientador:
Ano:
Plataformas de aprendizado on-line em computadores e dispositivos móveis tornam a aprendizagem mais acessível e flexível, principalmente em um país com as dimensões do Brasil. Empresas de educação on-line vêm aproveitando essa oportunidade, mas encontram dificuldades em manter o aluno engajado, tendo em seus cursos baixa utilização e alta taxa de desistência (Rodriguez, 2012). Nesse contexto, torna-se importante que empresas de educação on-line entendam as variáveis que se relacionam com a baixa utilização por parte do aluno. Este estudo trata de cursos on-line de inglês no Brasil e de como dois fatores impactam o engajamento do aluno: a) existência de um preço a ser pago ou da gratuidade; e b) a cobrança por resultado acadêmico ou não. Tal questão é relevante devido à escassez de estudos a respeito desse tema. O objetivo deste estudo é analisar o impacto de adicionar um preço ou de haver cobrança acadêmica na utilização de um curso on-line pelo aluno. Para atingir esse objetivo, foi realizado um estudo quantitativo com mais de 21 mil alunos de um mesmo curso de inglês on-line, porém com modelos de pagamento e cobrança acadêmica diferentes entre os alunos, utilizando técnica de estatística de regressão linear. Com os resultados, este estudo dissemina o conhecimento a respeito de como essas variáveis de gratuidade/pagamento e cursos livre/integrado curricularmente impactam o comportamento do aluno, melhorando, assim, a qualidade das decisões e estratégias de empresas que fornecem esse tipo de curso.