Marcelo Oliveira Coutinho de Lima

É doutor (2002) e mestre (1996) em Sociologia pela Universidade de São Paulo, com graduação em Comunicação Social pela mesma universidade (1987) e graduação em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (1986). Foi pesquisador visitante no Grupo Internacional de Tecnologia da Harvard University (EUA). Atualmente é Coordenador do Mestrado Profissional em Administração da FGV EAESP. Foi Diretor Global de Inteligência de Mercado para América Latina do Terra/Telefônica, Diretor-Executivo e Diretor de Análise de Mercado em empresas do Grupo IBOPE, Diretor de Pesquisa do Zoom Media Group (EUA), Gerente de Marketing e Editor-Assistente de Economia Internacional no Grupo Estado, Assessor de Comunicação da Prefeitura de São Paulo e pesquisador-assistente no CEBRAP. É integrante (notório saber) do Comitê Técnico de Mídia do Conselho Executivo das Normas-Padrão (CENP) e Conselheiro Editorial da Associação Brasileira das Empresas de Pesquisa (ABEP). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Relações Públicas e Propaganda, atuando principalmente nos seguintes temas: Internet, Economia da Mídia, eleições e globalização.

Artigos: 

LIMA, M. O. C. Marketing e Comunidades Digitais. Revista da ESPM, v. 14, p. 28-39, 2007.

 LIMA, M. O. C. O Público Convergente: O Uso da Internet entre os Jovens Brasileiros. Cadernos de Pesquisa. ESPM, São Paulo, v. 03, p. 95-120, 2005.

LIMA, M. O. C. A Sociedade da Informação e o Determinismo Tecnológico: Notas para um Debate. Líbero (Facasper), São Paulo, v. 6, n.11, p. 83-93, 2004.

LIMA, M. O. C. São Paulo, 1996: O Triunfo da Imagem. Revista da ESPM, São Paulo, v. Agosto, 1997.

 LIMA, M. O. C. Volatilidade Eleitoral em São Paulo. Novos Estudos. CEBRAP, São Paulo, v. 46, p. 21-38, 1996.

LIMA, M. O. C.; BUSTANI, C. The Brazilian Elections of 1994. Electoral Studies, Londres, v. 14, n.2, p. 212-218, 1995.

LIMA, M. O. C.; PIERUCCI, A. F. São Paulo 92: A Vitória da Direita. Novos Estudos. CEBRAP, São Paulo, v. 35, p. 94-99, 1993.

LIMA, M. O. C.; PIERUCCI, A. F. A Direita que Flutua. Novos Estudos. CEBRAP, São Paulo, v. 29, p. 10-27, 1991.

 

Livros: 

LIMA, M. O. C.; COHN, A.; PIERUCCI, A. F.; BERQUO, E.; BONDUKI, N.; SINGER, P.; CALDEIRA, T.; BRANT, V. C. São Paulo, 1988: Trabalhar e Viver. São Paulo: Brasiliense / Comissão Justiça e Paz, 1989. v. 1.

LIMA, M. O. C. Marketing Eleitoral. 1. ed. São Paulo: Ícone, 1988. v. 1.

LIMA, M. O. C.; VASCONCELOS, F. C. O Mundo dos Jogos. 1. ed. São Paulo: Ícone, 1985. v. 1.
 

Capítulos de livros: 

Coutinho, Marcelo. Marketing Digital: Da Construção à Colaboração de Marca. In: Francisco Gracioso; Laura Galluci. (Org.). Marketing no Brasil: Introdução e Desenvolvimento de 1950 aos Dias de Hoje. 1aed.São Paulo: Instituto Cultural ESPM, 2014, v., p. 220-233.

Coutinho, Marcelo; PEREIRA, V. A. Marcas e Comunicação. In: Paulo Nassar. (Org.). Comunicação Interna: A Força das Empresas. 1aed.São Paulo: Aberje Editorial, 2011, v., p. 45-56.

CORREA, E. S.; Coutinho, Marcelo. O Impacto das Mídias Sociais nas Empresas Informativas: Transformações no Processo Produtivo. In: Valério Cruz Brittos. (Org.). Digitalização e Práticas Sociais. 1aed.São Leopoldo: Unisinos, 2009, v., p. 28-45.

Coutinho, Marcelo. Relevância e Audiência: A Importância do Capital Social. In: Manoel Fernandes. (Org.). Do Broadcast ao Socialcast. 1aed.São Paulo: Bites, 2009, v., p. 47-52.

BARROS FILHO, C.; LIMA, M. O. C.; SAFATLE, V. Os Usos das Novas Mídias na Campanha Presidencial de 2006. In: Venício A. de Lima. (Org.). A Mídia nas Eleições de 2006. 1aed.São Paulo: Editora da Fundação Perseu Abramo, 2007, v., p. 89-111.

YANAZE, M. H.; Coutinho, Marcelo. Marketing e Comunicação Digital. In: Mitsuru Higuchi Yanaze. (Org.). Gestão de Marketing e Comunicação: Avanços e Aplicações. 1aed.São Paulo: Saraiva, 2007, v., p. 327-353.

LIMA, M. O. C.; KORENTAYKER, E. Brazil's Network Readiness Profile. In: Soumitra Dutta; Bruno Lanvin; Fiona Paua. (Org.). Global Information Technology Report 2002/2003. Londres: Oxford University Press / World Economic Forum, 2002, v., p.-.