Implantação de Modelo de Gestão de Riscos Trabalhistas de Terceiros em uma Cooperativa Médica

Curso: 

  • MPGC

Área de conhecimento: 

  • Gestão da Saúde

Autor(es): 

  • Daniela Brum dos Santos

Orientador: 

Ano: 

2019

A terceirização consiste na transferência da execução de atividades organizacionais, como uma das formas das empresas desenvolverem suas competências essenciais. Como método de gestão, confere aos negócios uma visão contemporânea, na busca de especialização e customização, a fim de atender as exigências do mercado, e aos propósitos de resultados corporativos. A consolidação desta prática, se deve a celeridade dos avanços tecnológicos e a necessidade mundial pela economia de recursos, como também pela necessidade de ampliação dos índices de produtividade e competitividade. Entretanto, é de fundamental importância, que as organizações monitorem as relações com seus terceiros, resguardando-se de perdas financeiras, pela geração de ações judiciais e passivos trabalhistas, por meio da utilização de um sistema de gestão da terceirização. A aplicação de um processo estruturado de gestão de terceiros, objetiva o monitoramento das contratadas, para o estabelecimento de ações preventivas, que minimizem provisões e preservem os direitos dos trabalhadores. Este trabalho, teve como objetivo descrever a implantação da gestão de riscos trabalhistas de terceiros em uma cooperativa médica de saúde, incluindo os desafios e benefícios obtidos. Trata-se de um estudo de caso, descritivo, institucional e retrospectivo. Apresenta-se o cenário dos fornecedores de serviços, anterior ao processo de gestão de riscos de terceiros, seguido da descrição das ações e desafios dessa implantação. Entre os resultados obtidos por essa implantação, destacam-se: a revisão do processo de contratação de serviços, a sistematização da gestão de contratos e o monitoramento preventivo de não conformidades. Por fim, o trabalho conclui que a implantação da área específica da gestão da terceirização contribuiu para a diminuição dos riscos trabalhistas institucionais, melhoria de processos e ainda qualificação dos prestadores de serviço.

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