Impacto dos Cursos MBA da FGV São Paulo na Promoção e na Remuneração dos Profissionais

• MPGC

• Estudos Organizacionais

• Vanessa Lopes Pires Reátegui

2018

Os cursos denominados MBA no Brasil foram construídos nos moldes do MBA americano, mas, com características particulares ao cenário brasileiro. Estes cursos possuem extensa literatura de avaliação, tanto positivas, sobre os seus impactos, como avaliações críticas com relação ao modelo. Entretanto, no Brasil, há poucos estudos e análises referentes a este programa, seja nos aspectos objetivos ou nos aspectos subjetivos. Este trabalho teve como objetivo avaliar o impacto dos cursos de MBA, pós-graduação lato sensu, na remuneração e na promoção dos ex-alunos formados entre 2012 e 2017, da Fundação Getulio Vargas em São Paulo. As hipóteses testadas foram confirmadas, uma vez que foram encontrados efeitos significantes de 23,63% de aumento na média salarial dos formados em relação ao seu salário anterior ao MBA e de 14,54% na renda mensal atual em relação a renda atual mais provável dos egressos se eles não tivessem cursado o MBA. Foi observada também, uma migração dos ex-alunos de cargos mais baixos (nível de entrada) para cargos mais altos (média gerencia) e de média gerencia para nível executivo, confirmando assim a segunda hipótese desta pesquisa. Dentro deste contexto, foram avaliadas a influência da experiência e do ano de formação do MBA sobre a renda atual, sendo que a primeira impactou a renda, tendo o resultado evidenciado que existe uma correlação entre renda e experiência. Em relação ao tempo de formação, em termos de diferencial de salário, foi observado que houve maior impacto para quem se formou há mais tempo (2012-2015), uma vez que os formados em curto prazo (2016- 2017) obtiveram diferença salarial menos significante. Nos aspectos relacionados ao desempenho no trabalho, todos os resultados foram positivos, havendo a percepção do ex-aluno do desenvolvimento de maiores habilidades, liderança e eficácia de seu trabalho em relação a outros sem um MBA. Finalmente, para mais de 80% dos respondentes os cursos de MBA têm impacto positivo sobre o emprego, contrariamente a percepção sobre o aumento salarial e/ou promoção, cuja maioria entendeu não ser positiva.