Gilberto Sarfati

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1994), mestrado em Relações Internacionais - Hebrew University of Jerusalem (1998) e doutorado em Ciência Política (Relações Internacionais) pela Universidade de São Paulo (2006). Pós-doutorado em estratégia empresarial FGV (2009). Atualmente é Coordenador do Mestrado Profissional em Gestão para a Competitividade (MPGC). Gestor da Aceleradora GVentures e Professor Assistente da FGV EAESP atuando nos programas de Mestrado Profissional em Gestão Internacional (MPGI), Mestrado Profissional Acadêmico (MPA) e MPGC. Atua principalmente nos seguintes seguintes temas: Empreendedorismo, venture capital e cross cultural management.

Artigos: 

Sarfati, Gilberto. Entrepreneurship and the Face of Janus of Institutions: Stimulus Policies for High-Impact Entrepreneurs in Brazil and Russia. Teoria e Prática em Administração, v. 9, p. 15-28, 2019.

YAMAWAKI, M. A. C.; Sarfati, Gilberto. The Millennials Luxury Brand Engagement on Social Media: A Comparative Study of Brazilians and Italians. Internext (São Paulo), v. 14, p. 14-30, 2019.

PIRES, V. L.; Sarfati, Gilberto. Impacto dos Cursos MBA da FGV São Paulo na Promoção e na Remuneração dos seus Egressos. Revista de Administração Unimep, v. 17, p. 165-184, 2019.

Sarfati, Gilberto. Corrida de Unicórinos: Para quê? GV Executivo, v. 18, p. 48-48, 2019.

ROGAN, J.; Sarfati, Gilberto. Why German Entrepreneurs Seek Equity via Crowdfunding? Revista da Micro e Pequena Empresa (FACCAMP), v. 12, p. 23-38, 2018.

Sarfati, Gilberto. Snowden's Leak, Brazilian Civil Rights Framework for the Internet and the Threat to IBM's Business Model. GVcasos - Revista Brasileira de Casos de Ensino em Administração, v. 8, p. 2, 2018.

Sarfati, Gilberto. Quem (e Como) Investe em Startups Brasileiras. GV Executivo, v. 17, p. 12, 2018.

AMORIM, R. A.; Sarfati, Gilberto. Os Critérios de Investimento Utilizados pelos Investidores Anjo no Brasil: Uma Análise sobre suas Priorizações. Revista da Micro e Pequena Empresas e Empreendedorismo da FATEC de Osasco, v. 4, p. 4-31, 2018.

ROCHA, M.; Sarfati, Gilberto. Cenários Prospectivos para a Competitividade do Varejo de Veículos no Brasil em 2040. Future Studies Research Journal - Future, v. 10, p. 238-269, 2018.

BURRIER, C.; Sarfati, Gilberto. Barriers for High-Growth Female Entrepreneurs in Brazil. International Journal of Advances in Management and Economics, v. 7, p. 50-61, 2018.

Sarfati, Gilberto; SALUSSE, M. Patterns in Spatial Distribution of Venture Capital and Private Equity Investments in Brazil. Revista Gestão e Tecnologia, v. 18, p. 4-29, 2018.

HEDETOFT, H. K. ; SARFATI, G. Black Gold: Corporate Diplomatic Ties of Maersk in Brazil. International Journal of Diplomacy and Economy, v. 3, p. 205, 2017.

Sarfati, Gilberto. Prepare-se para a Revolução: Economia Colaborativa e Inteligência Artificial. GV Executivo, v. 15, p. 25-28, 2016.

RAULT, J.; SARFATI, G. Where Should I be Located? Entrepreneurial Clustering in Mexico City and São Paulo. International Business Management, v. 9, p. 1309-1324, 2015.

SARFATI, G.; FERLIM, M. M. Experiência Internacional Auto Iniciada: Executivos Franceses. Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade, v. 4, p. 107-122, 2014.

SCHALKA, B.; SARFATI, G. Board of Directors and Top Management Team. CEO Relative Power and Financial Return in Brazil. RECADM : Revista Eletrônica de Ciência Administrativa, v. 13, p. 356-371, 2014.

SARFATI, G.; ANDREASSI, T.; FLEURY, M. T. The Internationalization of Business Administration Undergraduate Course in Brazil. Journal of Education for Business, v. 88, p. 8-15, 2013.

SARFATI, G. Estágios de Desenvolvimento Econômico e Políticas Públicas de Empreendedorismo e de Micro, Médias e Pequenas Empresas (MPMEs) em Perspectiva Comparada: Os casos do Brasil, do Canadá, do Chile, da Irlanda e da Itália. Revista de Administração Pública (Impresso), v. 47, p. 25-48, 2013.

SARFATI, G.; SILVA, J. D. I .Impacto da Distância Cultural e Escolha do Modo de Entrada de Empresas Alemãs do Setor Automobilístico no Brasil. Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios, v. 6, p. 134-159, 2013.

SARFATI, G.; SHWARTZBAUM, A. Sinergias nas Fusões e Aquisições do Setor de Educação Superior no Brasil. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração (UFF), v. 7, p. 1-23, 2013. 

SARFATI, G.; SANO, N.N. Estudo Comparado da Gestão das Visitações nos Parques Estaduais Turísticos do Alto da Ribeira (PETAR) e Intervales. Revista Turismo em Análise, v. 23, p. 207-237, 2012.

SARFATI, G. Corporate Diplomats: Global Managers of 21st Century. Revista de Economia & Relações Internacionais, v. 11, p. 137-148, 2012.

SARFATI, G. Do Public Policies for Entrepreneurship Make a Difference? Prospective Scenarios for Canada, Ireland, and Italy. Future Studies Research Journal: Trends and Strategies, v. 4, p. 92-113, 2012.

SARFATI, G.; SANO, N.N. O Turismo Antártico e a Ameaça da Tragédia dos Comuns. Caderno Virtual de Turismo (UFRJ), v. 12, p. 364-383, 2012.

SARFATI, G. Gestão Multicultural. GV Executivo, v. 10, p. 36-39, 2011.

SARFATI, G. O Limite do Poder das Empresas Multinacionais:  O Caso do Protocolo de Cartagena. Ambiente e Sociedade (Campinas), v. 11, p. 117-130, 2008.

SARFATI, G. O Poder Estrutural e o Poder Brando das Empresas Multinacionais. Revista de Economia & Relações Internacionais, v. 6, p. 76-94, 2008.

SARFATI, G. O Terceiro Xadrez: Como as Empresas Multinacionais Negociam nas Relações Econômicas Internacionais. Carta Internacional (São Paulo), v. 2, p. 59-80, 2007.

SARFATI, G. O Dilema de Governança do Estado de Bem-estar Social em Face da Globalização. Revista de Economia & Relações Internacionais, v. 5, p. 97-111, 2006.

SARFATI, G. O Papel da Ciência e Tecnologia Dentro da Estratégia de Segurança Nacional da Doutrina Bush. Relações Internacionais no Mundo Atual, v. 5, p. 10-24, 2006.

toutin, gabriela; SARFATI, G. Análise Cognitivista do Terrorismo do ETA e da Al Qaeda. Revista Psicologia Política, v. 6, p. 4, 2006.

SARFATI, G. O que se Esconde atrás do Muro? Data Venia, São Paulo, v. 2, n.8, 2004.

SARFATI, G. International Relations History and Chaos. International Journal of Political Studies, Rio de Janeiro, v. 1, n.3, p. 601-609, 2000.

SARFATI, G. Economics of Security and the Eastward Enlargement of the EU: An Agenda for Research. Working Paper - The Helmut Khol Institue for European Studies, Israel, v. 1, p. 1-0, 1999.

SARFATI, G. The New Framework for Security Studies after the End of the Cold War. Carta Internacional (São Paulo), São Paulo, v. VII, n.78, 1999.

SARFATI, G. Economics of Security, Chaos and the EU. RIIES Research Papers, v. 53, 1998.

SARFATI, G. European Industrial Policy as a Non-tariff Barrier. European Integration Online Papers, Austria, v. 2, n.2, p. 1, 1998.

 

Livros: 

MENEGON, L. F.; SARFATI, G.; REIS, G.G. Gestão em Ambiente Multiculturais. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2013. v. 1. 112p . 

SARFATI, G. (Org.); ALVES, M. A. (Org.); fernandes, r. (Org.); gomes, m (Org.); GRIN, E. J. (Org.). Desenvolvimento de Políticas Públicas de Fomento ao Empreendedorismo em Estados e Municípios. 1a. ed. São Paulo: Programa Gestão Pública e Cidadania. 1. ed. São Paulo: , 2012. v. 1. 52p.

SARFATI, G. (Org.); MARIA EUGENIA CAUDURO CRUZ (Org.); DENISE MANFREDI (Org.); CECÍLIA CARMEN J. A. P. DIAS (Org.); CLARISSA BRANDÃO (Org.); FLÁVIA LEME TORINO (Org.); MARCELO ARTEL (Org.); NEUSA MARIA PEREIRA BOJIKIAN (Org.); WASHINGTON FRANCO MATHIAS (Org.). Manual de Negociação. São Paulo: Editora Saraiva, 2010. v. 1. 248 p.

SARFATI, G. How Multinational Companies Influence Multilateral Negotiations: The TRIPs and the Cartagena Protocol Cases. 1. ed. Saarbrücken: LAP Lambert Academic Publishing, 2010. v. 1. 68 p.

SARFATI, G. O terceiro Xadrez: Como as Empresas Multinacionais Negociam nas Relações Econômicas Internacionais. São Paulo: Edusp, 2009.

SARFATI, G. Manual da Diplomacia Corporativa: A Construção das Relações Internacionais da Empresa. São Paulo: Editora Atlas, 2007.

SARFATI, G. Teorias de Relações Internacionais. São Paulo: Editora Saraiva, 2005. v. 1. 383p.

Capítulos de livros: 

Sarfati, Gilberto. Diplomatas Corporativos: Gerentes Globais do Século XXI. In: Ariane Roder Figueira; Renato Cotta de Mello. (Org.). Negócios Internacionais: Perspectivas Brasileiras. 1ed.Rio de Janeiro: Editora Campus, 2015, v. 1, p. 271-287.

SARFATI, G. Negociação: Uma Introduação. In: Gilberto Sarfati. (Org.). Manual de Negociação. São Paulo: Saraiva, 2010, v. 1, p. 1-4.

SARFATI, G. Negociações Complexas e com Pessoas Difíceis. In: Gilberto Sarfati. (Org.). Manual de Negociação. 1 ed. São Paulo: Saraiva, 2010, v. 1, p. 111-130.

SARFATI, G. Arabistas e o Cognitivismo: Entendendo o Terrorismo e a Política no Oriente Médio Contemporâneo. In: Jeronimo Moscardo e Carlos Henrique Cardim. (Org.). O Brasil no Mundo que Vem Aí: I Conferência Nacional de Política Externa e Política Internacional. Brasília: FUNAG, 2007, v., p.-.

SARFATI, G. Segurança Internacional. In: Clóvis Brigagão; Domício Proença Jr. (Org.). Panorama Brasileiro de Paz e Segurança Internacional. Panorama Brasileiro de Paz e Segurança Internacional. São Paulo: Editora Hucitec, 2004, v., p.-.