A Formação do Administrador e o Papel da Empresa Júnior: caso FGV/EAESP

• Estudos Organizacionais

• Thales Ponciano Pinheiro Dias

2016

Empresas inseridas em um contexto competitivo e dinâmico buscam, por meio de diversas formas e estratégias, sobressaírem sobre as demais. Diferente de como era compreendido, o ambiente de trabalho considera que o empregado não se limita mais a receber e executar instruções. Hoje, esse profissional é valorizado pelas suas competências e, mais ainda, pela forma como ele as mobiliza. Nesse contexto, o presente estudo buscou analisar a percepção dos alunos da FGV-EAESP sobre como a formação diferenciada, por meio da atuação em empresa júnior, contribui no desenvolvimento de competências profissionais do formando em administração de empresas. Foi utilizado como aporte teórico a literatura sobre aprendizagem e competências. Metodologicamente, a pesquisa possui uma abordagem qualitativa e interpretativista. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas, de forma semiestruturadas, com trinta e um respondentes, composto por alunos e egressos da Instituição de Ensino. Para a análise dos dados coletados, foi utilizado a técnica de análise de conteúdo, gerando catorze categorias intermediárias e cinco categorias finais. Como resultados, foram identificados, objetivamente, como se dá aprendizagem e desenvolvimento de competências profissionais dentro do contexto de aprendizagem proporcionado pela EJ, bem como quais delas são relevantes para atuação no mercado de trabalho.