Fatores que influenciam o customer lifetime value no contexto da venda direta de cosméticos no Brasil

• MPA

• Estratégias de Marketing

• Débora Cabral Soares Ribeiro

2016

O valor do cliente no tempo, ou customer lifetime value (CLV) permite mensurar o valor presente dos fluxos de caixa futuro no relacionamento de uma empresa com seu cliente. O cálculo do CLV compreende análise de retenção, gastos em retenção, análise da aquisição, gastos em aquisição, margem obtida pela empresa com o cliente, gastos em mídias, e outros investimentos feitos pela empresa no cliente. Diversas aplicações têm sido propostas para o CLV, desde empresas em mercados empresariais business-to-business até empresas de consumo. Inclusive, há estudos que utilizam as premissas do CLV para mensurar o valor do agente de vendas. No contexto da venda direta, o revendedor possui um papel essencial para o negócio, uma vez que além de vender, ele também é consumidor, utilizando para consumo próprio. Normalmente o revendedor atua para mais de uma marca. A retenção é um desafio pois além de perder um cliente, pode estar perdendo um vendedor para empresas concorrentes. As empresas de vendas diretas fazem elevados gastos de retenção, com elevados incentivos promocionais. Assim, há oportunidades para aplicação do CLV na venda direta, contribuindo para o direcionamento desses incentivos de forma a manter a lucratividade do negócio. Este projeto aborda a métrica do CLV, especificamente, aplicado para analisar o valor deste perfil de agente que ao mesmo tempo é cliente e representante de vendas: o consultor/revendedor de produtos de venda direta, mais especificamente no mercado de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos (HPPC) no Brasil, dada a importância da venda direta para o HPPC. Esta questão é relevante uma vez que ao ser identificado o valor do cliente (CLV) é possível, por exemplo, determinar o investimento permitido, aumentando ou limitando, de acordo com o retorno esperado. O objetivo deste trabalho é encontrar o valor do consultor. Para atingir este objetivo foram analisados os dados de 19827 consultores, avaliando informações cadastrais, transacionais, cestas de compra e resposta à estímulos, considerado um período de 28 ciclos históricos, o equivalente a pouco mais de 1 ano e meio. A análise consistiu em avaliar a lucratividade deste agente em um período futuro equivalente a 6 ciclos, cerca de 4 meses, a partir da probabilidade deste consultor ser ativo em cada um dos períodos. Sendo possível identificar grupos de consultores que poderão receber investimentos distintos, de acordo com a faixa de lucratividade de cada grupo.