Elaboração de Employee Value Proposition (EVP) como Estratégia de Retenção de Colaboradores no Varejo de Pequeno e Médio Porte: um estudo de caso

Curso: 

  • CMAE

Área de conhecimento: 

  • Estudos Organizacionais

Autor(es): 

  • Fábio Oliveira Fagundes

Orientador: 

Ano: 

2019

Apesar de 65% a 80% da massa trabalhadora do mundo estarem empregados em pequenas e médias empresas (PME), pouco se estuda como essas empresas gerenciam seus recursos humanos (RH). Os poucos estudos que existem sobre o assunto indicam uma baixa sofisticação neste gerenciamento, o que leva a altas taxas de turnover. Isto contrasta com a conhecida importância estratégica que têm os recursos humanos para as PMEs. No Brasil, em algumas regiões do país, o turnover nessas empresas chega a 80%. Uma empresa, situada no Nordeste brasileiro, passa por esse problema. Essa rede do varejo, com sete lojas, pretende implementar a Employee Value Proposition (EVP) como estratégia de retenção de seus colaboradores. A EVP é uma cesta de oferta que a empresa faz ao seu empregado, deixando claros os seus pontos fortes, de modo a atrair o funcionário por meio desses pontos, tornando-o mais engajado e comprometido com a empresa. No decorrer deste trabalho, foi feito um estudo de caso para elencar os elementos da EVP dessa empresa. Entre os seus pontos fortes, destacaram-se o ambiente de trabalho, a relação com os superiores e a ética da empresa. Em seguida, foi proposto um roteiro de como implementar a EVP numa empresa. Finalmente, chegou-se a uma conclusão que ressaltou as diversas lacunas da literatura abordadas por este trabalho: turnover em PME, retenção em PME, roteiro para implementação de EVP e implementação de EVP numa PME.

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