Desafios, Dinâmicas da Prática Social e o Desenvolvimento de Competências Digitais

• CMAE

• Gestão da Informação

• Edson Corrêa Tavares

2020

O simples acesso às tecnologias da informação e comunicação (TIC) não é suficiente para o uso eficiente destas, porque outras competências, muito além das tradicionais, são necessárias para viver num mundo de transformação digital. As competências digitais necessárias para o mercado de trabalho atual não são exclusividade do setor de TIC. Todos setores demandam profissionais que precisam sair do status de usuários da tecnologia para desenvolvedores com competências de fazer o uso crítico e construtivo das TIC para a sociedade. Nesse contexto, esse estudo busca entender como as escolas de negócios brasileiras estão desenvolvendo competências digitais sobre a lente teórica das dinâmicas da prática social. O objetivo é realizar um estudo de caso conceitual e orientado a processos, buscando entender e decifrar as práticas de desenvolvimento de competências digitais em escolas de negócios. Os resultados apontam para uma combinação de capacitações técnicas (hard skills), socioemocionais (soft skills) e ações para promover uma consciência cultural em relação às TIC através de eventos que despertam uma atitude positiva de interesse nas novas aplicações. Buscamos uma contribuição teórica ao demonstrar as dinâmicas da prática social que existem entre competências digitais, ambientes e desafios nos modelos tradicionais de desenvolvimento de competências digitais nas escolas de negócios brasileiras. Esperamos que esse estudo possa contribuir também para o desenvolvimento de competências digitais em outras instituições de ensino além de escolas de negócios e no mercado de trabalho, pois os resultados apresentam um modelo processual e instrumental voltado para os desafios e as dinâmicas da prática social.