Criação de Valor da Logística em uma Empresa de Cafés Encapsulados

• Gestão de Operações e Logística

• Evandro Henrique Ferreira Scussel

2020

Este estudo tem como objetivo compreender como diferentes áreas funcionais de uma empresa de cafés encapsulados percebem a criação de valor pela área de Logística da organização. A pesquisa possui como escopo delimitado o estudo de uma multinacional com relevante participação de mercado no segmento de cafés encapsulados, sendo utilizado como amostra o corpo diretivo da empresa. Para responder à questão de pesquisa, a abordagem utilizada foi qualitativa de caráter exploratório, baseada em entrevistas semiestruturadas sobre conceitos de criação de valor, vantagem competitiva e aspectos da percepção humana. Essas entrevistas foram conduzidas com os principais líderes da empresa focal e, posteriormente, analisadas de forma interpretativa, a fim de coletar a percepção do público-alvo e de esclarecer o problema de pesquisa. O resultado do estudo demonstra alinhamento da percepção dos entrevistados aos conceitos teóricos do tema criação de valor, porém com clara concentração no excedente ao cliente; essa concentração promove internamente o entendimento de criação de valor pela área de Logística como execução de processos de distribuição diferenciados com impacto superior aos clientes, ficando em segundo plano o estabelecimento de custos competitivos. Conclui-se que, no contexto da empresa estudada, os processos de distribuição de produtos devem proporcionar experiências únicas e diferenciadas aos consumidores, mesmo que resultem em custos mais elevados, sendo papel da área de Logística promover maior percepção de valor criado aos seus consumidores, mediante o aumento de sua disposição para pagar pelo produto. Nota-se, também, a possibilidade de desenvolvimento tanto do excedente de valor aos fornecedores quanto da própria empresa, de forma a promover maior distribuição do valor criado à toda a cadeia. Por fim, este estudo buscou fornecer suporte à revisão de estratégia da área de Logística da empresa estudada, de forma a conduzir iniciativas cuja criação de valor esteja alinhada às expectativas tanto dos clientes internos da área quanto dos consumidores dos produtos da empresa focal.