Curso:
- MPGC
Área de conhecimento:
- Gestão de Operações e Logística
Autor(es):
- Adriano Carnellos Gomes
Orientador:
Ano:
Este trabalho aplicado utiliza o Supply Chain Management Maturity Model (SCMMM) e o Balanced Scorecard (BSC) como uma estratégia competitiva para a alavancagem dos níveis de maturidade dos processos de Supply Chain Management (SCM) e do desempenho geral de uma empresa de transmissão de energia elétrica. O objetivo foi estudar a contribuição do nível de maturidade dos processos de SCM sobre o desempenho empresarial geral, visando: 1) Aplicar um modelo de mensuração do nível de maturidade de SCM e um sistema de medição de desempenho empresarial geral, ambos orientados para a melhoria contínua dos processos e do negócio da empresa estudada; 2) Identificar quais os principais planos de ação para incremento do nível de maturidade dos processos de SCM implantados na empresa, que mais contribuíram para o aumento do desempenho geral desta; 3) Analisar a efetiva contribuição do nível de maturidade dos processos de SCM sobre o desempenho geral da empresa estudada, com base no modelo e sistema aplicados e 4) Propor que os planos de ação identificados se tornem práticas regulares dentro da empresa estudada. Ao longo do estudo, o SCMMM foi utilizado para mensurar o incremento do nível de maturidade dos processos de SCM e o BSC para aferir o aumento do desempenho empresarial geral. Os resultados mostraram que nove principais planos de ação implantados na empresa para incrementar o nível de maturidade dos processos de SCM, mais contribuíram para o aumento do desempenho empresarial geral, medido por meio dos indicadores estratégicos do seu BSC. Os principais planos identificados foram: 1) Implantação do planejamento estratégico de SCM; 2) Redesenho do planejamento e da gestão das demandas; 3) Adequação dos sistemas de informação de SCM; 4) Implantação da gestão integrada da logística; 5) Implantação de práticas de gestão de ativos no fluxo de SCM; 6) Inclusão de práticas colaborativas às atividades de SCM; 7) Inclusão de técnicas de gestão de mudanças às atividades de SCM; 8) Ampliação do nível de relação estratégica com fornecedores e 9) Redesenho dos processos e do modelo de governança de SCM.