Luciana Harumi Hashiba Maestrelli Horta

Possui graduação em Faculdade de Engenharia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (1989), MBA em Gestão de Negócios pela Insper - SP (Ibmec) (2000). Realizou mestrado (2008) e doutorado (2013) em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas - SP na linha de Gestão de Operações e Competitividade, nos temas colaboração e desempenho, inovação e sustentabilidade, respectivamente. Foi responsável por Gestão e Redes de Inovação - Natura Inovação e Tecnologia de Produtos, sendo responsável pela Gestão Estratégica de Inovação e Inovação Aberta em Rede, tendo como foco a capacidade de inovação da empresa, englobando os seguintes temas: planejamento estratégico de inovação, gestão do processo de inovação (portfolio, pipeline e projetos), gestão e captação de fomento para inovação, propriedade intelectual (perspectiva técnica), gestão de parcerias para inovação, inteligência de redes e empreendedorismo inovador. Participou do Conselho Deliberativo do CNPq, do Conselho Superior da Agência USP de Inovação e do Conselho da Escola Metodista de Educação Corporativa. Atualmente se dedica à educação para inovação na FGV EAESP (graduação e pós-graduação), bem como em educação executiva em diferentes organizações. Além disso, hoje empreende pela We Fab.

Artigos:

LIMA, JOÃO CARDIM FERREIRA ; TORKOMIAN, ANA LÚCIA VITALE ; PEREIRA, SUSANA CARLA FARIAS ; OPRIME, PEDRO CARLOS ; HASHIBA, LUCIANA HARUMI. Socioeconomic Impacts of University-Industry Collaborations-A Systematic Review and Conceptual Model. Journal of Open Innovation: Technology, Market, and Complexity (JOITMC), v. 7, p. 137, 2021.

VIDA, L. ; HASHIBA, L. Caminhos para Integrar os Elos. GV Executivo, v. 19, p. 22-25, 2020.

HASHIBA, LUCIANA; SARTORETTO, CRISTINA . Os Desafios de Interagir com Startups. GV Executivo, v. 19, p. 16-19, 2020.

JOSGRILBERG, F.; HASHIBA, L. A Jornada da Inovação Aberta e Cinco Mitos a Serem Superados. Harvard Business Review, v. 2019, p. 76-81, 2019.

HASHIBA, L. H.; Paiva, E. L. Incorporating Sustainability in thr New Product Development Process: An Analysis Based on the Resource-based View. Base (UNISINOS), v. 13, p. 188-199-199, 2016.

BRITO, L. A. L.; BRITO, Eliane Pereira Zamith; HASHIBA-HORTA, L. What Type of Cooperation with Suppliers and Customers Leads to Superior Performance? Journal of Business Research, v. 67, p. 952-959, 2014.