A Construção do Discurso sobre os Alimentos Geneticamente Modificados no Brasil: análise crítica do discurso da revista Veja

Curso: 

  • MPA

Área de conhecimento: 

  • Estudos Organizacionais

Autor(es): 

  • Rebeca Scheeffer Curvo Leite

Orientador: 

Ano: 

2015

Este trabalho examina a construção do discurso sobre os alimentos geneticamente modificados a partir da ótica de um importante periódico nacional, a revista Veja. A mídia, lócus de veiculação deste discurso, pode ser considerada uma das principais fontes de transmissão informacional, ocupando posição de destaque na construção da opinião pública e influência sobre o comportamento das pessoas. O quadro teórico baseia-se no debate sobre os alimentos geneticamente modificados no campo dos estudos organizacionais, no qual se verificou que a literatura acadêmica desse campo negligencia o papel da mídia como formadora de opinião e sua capacidade em influenciar a percepção dos leitores sobre esses produtos. Deste modo, a abordagem desenvolvida neste trabalho contribui para o campo dos estudos organizacionais, à medida que permite verificar o papel da mídia na construção de um tema – os alimentos transgênicos – e, através de seu discurso sobre como e qual o tipo de informação prefere revelar à sociedade, influenciar a percepção dos leitores sobre os alimentos transgênicos. O método utilizado é a análise crítica do discurso, desenvolvida por Norman Fairclough e aplicada em diferentes situações envolvendo as organizações. A construção deste trabalho foi baseada no estudo de Caruana e Crane (2008) sobre a análise crítica do discurso corporativo na construção do conceito de consumidor responsável. A decomposição de textos e imagens revelam ideias que influenciam a percepção individual através da configuração de três entidades: conceitos, sujeitos e objetos. Esta metodologia foi aplicada na revista Veja com o objetivo de verificar como essas entidades são articuladas para construir o tema dos alimentos geneticamente modificados. Os resultados da análise crítica do discurso da Veja entre 2000 e 2014 sugerem que os alimentos transgênicos são construídos pelo discurso da Veja através de duas perspectivas, uma técnica e outra moral. A perspectiva técnica está associada à garantia de segurança desses produtos e ao aumento da produtividade das lavouras, sem causar riscos à saúde humana e ao meio ambiente. A perspectiva moral é fundamentada na possibilidade de erradicação da fome no mundo, proporcionada pela maior produtividade das sementes transgênicas. Neste sentido, o domínio discursivo da Veja é articulado de forma a promover a aceitação dos alimentos transgênicos como opção viável e benéfica de consumo, sem agredir a saúde humana e o meio ambiente. 

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