Isleide Arruda Fontenelle

É Professora Titular da Fundação Getúlio Vargas - SP, em cursos de graduação e pós-graduação, integrante do Departamento de Fundamentos Sociais e Jurídicos da Administração e da Linha de Pesquisa em Estudos Organizacionais. Seus interesses de pesquisa estão relacionados à produção do consumo e às transformações sociais e impactos subjetivos, com foco especial para questões voltadas à cultura de consumo e fenômenos comportamentais do capitalismo contemporâneo. É autora do livro "O nome da marca: McDonald´s, Fetichismo e Cultura Descartável" - indicado ao Prêmio Jabuti em 2003 - e de outros livros, capítulos de livros e artigos em periódicos nacionais e internacionais. É graduada em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (1990)  com mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (1993); doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (2000); Pós-doutorado em Psicologia Social pela PUC-SP (2004); e "Visiting Researcher" no "Centre for Theorethical Studies in the Humanities and Social Sciences at the University of Essex - United Kingdom", com Bolsa de Pesquisa no Exterior (Fapesp - 2010/2011); e "Visiting Researcher" no "Center for Capitalism Studies at The New School for Social Research (NSSR) - New York", com bolsa de pesquisa no exterior - Fapesp (2016/2017).

Artigos: 

SANTOS, ELIANE F.; FONTENELLE, ISLEIDE A. The Construction of Meaning for the Emotional Labor. RAM. Revista de Administração Mackenzie (Online), v. 20, p. 1-1, 2019.

FONTENELLE, ISLEIDE A.; POZZEBON, MARLEI. A Dialectical Reflection on the Emergence of the 'Citizen as Consumer’ as Neoliberal Citizenship: The 2013 Brazilian Protests. Journal of Consumer Culture, v. 1, p. 146954051880693, 2018.

POZZEBON, MARLEI; FONTENELLE, ISLEIDE ARRUDA. Fostering the Post-development Debate: The Latin American Concept of Tecnologia Social. Third World Quarterly, v. 39, p. 1-20, 2018.

FONTENELLE, ISLEIDE ARRUDA; POZZEBON, MARLEI. Jamming the Jamming: Brazilian Protests as an Illustration of a New Politics of Consumption. Culture and Organization, v. 1, p. 1-15, 2017.

FONTENELLE, ISLEIDE A. Alcances e Limites da Crítica no Contexto da Cultura Política do Consumo. Estudos Avançados (Online), v. 30, p. 255-278, 2016.

FONTENELLE, ISLEIDE A. O Consumo e a Cultura do Capitalismo. GV Executivo, v. 14, p. 26-29, 2015.

FONTENELLE, ISLEIDE A.; Organisations as Producers of Consumers. Organization (London) , v. 22, p. 644-660, 2015.

FONTENELLE, ISLEIDE A. Prosumption: As Novas Articulações entre Trabalho e Consumo na Reorganização do Capital. Revista Ciências Sociais Unisinos, v. 51, p. 1-20, 2015.

FONTENELLE, ISLEIDE A. As Ciências Sociais e Humanas no Ensino da Administração. GV Executivo, v. 13, p. 69, 2014.

FONTENELLE, ISLEIDE A. O Estatuto do Consumo na Compreensão da Lógica e das Mutações do Capitalismo. Lua Nova (Impresso), v. I, p. 207-240, 2014.

FONTENELLE, ISLEIDE A. From Politicization to Redemption through Consumption: The Environmental Crisis and the Production of Guilt in the Responsible Consumer, as Constructed by the Business Media. Ephemera (Online), v. 13, p. 339-366, 2013.

BITTENCOURT, Lúcio Nagib; FONTENELLE, ISLEIDE A. Estudo de Políticas Públicas a partir de Narrativas: O Caso do Processo de Elaboração do Programa de Revitalização e Desenvolvimento da Região Central Histórica de Santos. Cadernos Gestão Pública e Cidadania, v. 19, p. 1-19, 2013.

FONTENELLE, ISLEIDE A. A Resignificação da Crise Ambiental pela Mídia de Negócios: Responsabilidade Empresarial e Redenção pelo Consumo. Galáxia (São Paulo. Online), v. 14, p. 242-254, 2013.

FONTENELLE, ISLEIDE A. Para uma Crítica ao Discurso da Inovação: Saber e Controle no Capitalismo do Conhecimento. RAE (Impresso), v. 52, p. 100-108, 2012.

FONTENELLE, ISLEIDE A. Consumo como Investimento: A Produção do Consumidor Saudável pela Mídia de Negócios. Comunicação, Mídia e Consumo (São Paulo. Impresso), v. 9, p. 133-152, 2012.

FONTENELLE, ISLEIDE A. Trajectories of Perversion: From the Formation of the Modern Brazil to its Reflections in the Global World. Tamara (Las Cruces, N.M.), v. 9, p. 93-104, 2011.

FONTENELLE, ISLEIDE A. O Executivo Universitário: Sociedade de Controle e Formação. GV Executivo, v. 10, p. 34-37, 2011.

FONTENELLE, ISLEIDE A. O Fetiche do Eu Autônomo: consumo responsável, excesso e redenção como mercadoria. Psicologia e Sociedade (Impresso), v. 22, p. 215-224, 2010.

FONTENELLE, ISLEIDE A. Global Responsibility through Consumption: Resistance and Assimilation in the Anti-brand Movement. Critical perspectives on international business, v. 6, p. 256-272, 2010.

FONTENELLE, ISLEIDE A. Resistência e Assimilação na Cultura das Marcas: A Resposta Corporativa ao Movimento "Sem Logo". Comunicação, Mídia e Consumo (São Paulo. Impresso), v. 6, p. 105-128, 2009.

FONTENELLE, ISLEIDE A. Eu, Proteu. GV Executivo. Getúlio Vargas Executivo, v. 7, p. 81-81, 2008.

FONTENELLE, ISLEIDE A. Felicidade e Sofrimento. GV Executivo. Getúlio Vargas Executivo, v. 7, p. 74-74, 2008.

FONTENELLE, ISLEIDE A. Psicologia e Marketing: Da Parceria à Crítica. Arquivos Brasileiros de Psicologia, v. 60, p. 143-157, 2008.

FONTENELLE, ISLEIDE A. Fantasy Sandwiches: Image as Value in the McDonald´s Case. World Leisure Journal, v. 49, p. 5-14, 2007.

FONTENELLE, ISLEIDE A. Construção e Desconstrução de Fronteiras e Identidades Organizacionais: Hhistória e Desafios do Mcdonalds. RAE. Revista de Administração de Empresas, v. 47, p. 60-70, 2007.

FONTENELLE, ISLEIDE A. Corpo, Mobilidade e Cultura da Imagem. Revista de Psicologia Hospitalar, v. I, p. 1-4, 2007.

FONTENELLE, ISLEIDE A. Consumo Ético: Construção de um Novo Fazer Político? Revista Psicologia Política, v. 6, p. 1-21, 2007.

FONTENELLE, ISLEIDE A. Mercadores da Cidadania: Limites e Desvios da Responsabilidade Social Corporativa. Política & Trabalho, v. 26, p. 203-223, 2007.

FONTENELLE, ISLEIDE A. Managing Human Capital: The Protean Identity and the Market of Education in Brazil. Electronic Journal of Radical Organization Theory, v. 10, p. 1-13, 2007.

FONTENELLE, ISLEIDE A. A Cidade Midiática Sob o Signo do Consumo: A Produção de uma Sociabilidade da Indiferença. Estudos e Pesquisas em Psicologia (Online), v. 7, p. 80-94, 2007.

FONTENELLE, ISLEIDE A. A Auto-Gestão de Carreira Chega à Escola de Administração: O Humano se Tornou Capital? O&S. Organizações & Sociedade, v. 14, p. 71-90, 2007.

FONTENELLE, ISLEIDE A. Invisibilidade Humana. GV Executivo. Getúlio Vargas Executivo, São Paulo, v. 5, n.1 -Fev/Abr, 2006.

FONTENELLE, ISLEIDE A. Autogestão Estratégica de Carreira. HSM Management, São Paulo, v. No. 31, n.Abr/2006, 2006.

FONTENELLE, ISLEIDE A. Ilusões da Modernidade: O Fetiche da Marca McDonald´s no Brasil. Psicologia e Sociedade, v. 18, p. 38-46, 2006.

FONTENELLE, ISLEIDE A. O Trabalho da Ilusão: Produção, Consumo e Subjetividade na Sociedade Contemporânea. Interações (Universidade São Marcos), v. X, p. 63-86, 2005.

FONTENELLE, ISLEIDE A. Corpo e Marca Publicitária na Sociedade das Imagens. Comunicação, Mídia e Consumo (São Paulo), São Paulo, v. 1, p. 5-16, 2004.

FONTENELLE, ISLEIDE A. Mídia, Acesso e Mercado da Experiência. Contracampo (UFF), v. 10/11, p. 185-200, 2004.

FONTENELLE, ISLEIDE A. Humanidade Espetacular: Emancipação ou Autodestruição Virtual? Margem Esquerda, v. 4, p. 163-174, 2004.

FONTENELLE, ISLEIDE A. O Marketing do Relacionamento. Reportagem (Belo Horizonte), São Paulo, v. 58, 2004.

FONTENELLE, ISLEIDE A. Caçadores do Cool: Pesquisas de Mercado de Tendências Culturais e Transformações na Comunicação Mercadológica Contemporânea. Lua Nova. Revista de Cultura e Política, v. No. 63, p. 163-178, 2004.

FONTENELLE, ISLEIDE A. O Mundo de Ronald McDonald: Sobre a Marca Publicitária e a Socialidade Midiática. Educação e Pesquisa (USP), São Paulo, v. 28, n.1, p. 137-149, 2002.

FONTENELLE, ISLEIDE A. Vidas em Luta: A Constituição do Sujeito Político em E. P. Thompson. Sociabilidades (USP), SÃO PAULO, v. 1, p. 61-66, 1996.

 

Livros: 

FONTENELLE, ISLEIDE A. Cultura do Consumo: Fundamentos e Formas Contemporâneas. 1a. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2017. v. 1. 220p.

FONTENELLE, ISLEIDE A. Pós-modernidade: Trabalho e Consumo. 1a. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2008. v. 1. 104 p.

FONTENELLE, ISLEIDE A. O Nome da Marca: McDonald's, Fetichismo e Cultura Descartável (2a. Reimpressão). 2a. ed. São Paulo: Boitempo Editorial, 2006. v. 1.

Capítulos de livros: 

FONTENELLE, ISLEIDE A. Do Fim do Consumo ao Consumo do Fim: O Consumidor Responsável e os Impasses do Capitalismo Sustentável. In: José Luiz Aidar Prado; Vinicius Prates. (Org.). Sintoma e Fantasia no Capitalismo Comunicacional. 1ed.São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2017, v. 1, p. 79-104.

FONTENELLE, ISLEIDE A. As Relações entre Filosofia e Psicanálise na Compreensão e Crítica da Cultura de Consumo: Da Ideologia à Fantasia Social. In: Claudio Oliveira. (Org.). Filosofia, Psicanálise e Sociedade. 1a. ed. Rio de Janeiro: Beco do Azougue, 2011, v. 1, p. 147-168.

FONTENELLE, ISLEIDE A. O Discurso Midiático sobre a Responsabilidade do Consumidor: Vida Saudável como Objeto de Investimento. In: João Freire Filho; Maria das Graças Pinto Coelho. (Org.). A Promoção do Capital Humano: Mídia, Subjetividade e o Novo Espírito do Capitalismo. 1 ed. Porto Alegre: Sulina, 2011, v. 1, p. 35-48.

CAMPOS JUNIOR, H.; FONTENELLE, ISLEIDE A. Indústria do Entretenimento Móvel (IEM): Desafios na Formação de um Canal de Distribuição. In: Charles Kirschbaum et al. (Org.). Indústrias Criativas no Brasil. 1 ed. São Paulo: Atlas, 2009, v. 1, p. 153-168.

FONTENELLE, ISLEIDE A. Coolhunters: Pesquisa de Mercado de "Tendências Culturais" e Transformações na Comunicação Mercadológica Contemporânea. In: Clóvis Barros Filho [et al.]. (Org.). Bravo mundo novo: Novas Configurações da Comunicação e do Consumo. 1 ed. São Paulo: Alameda, 2009, v. 1, p. 17-42.

FONTENELLE, ISLEIDE A. Consumo, Fetichismo e Cultura Descartável. In: Ricardo Mendes Antas Jr. (Org.). Desafios do Consumo. 1a. ed. Petrópolis: Vozes, 2007, v. 1, p. 141-152.

FONTENELLE, ISLEIDE A. Verbete: "Marketing / Cultura de Consumo". In: Raymond Williams. (Org.). Palavras-Chave: Um Vocabulário de Cultura e Sociedade. 1a. ed. São Paulo: Boitempo Editorial, 2007, v. 1, p. 439-443.

FONTENELLE, ISLEIDE A. Consumidor: Um Sujeito Proteu? In: Denise M. Ziliotto. (Org.). O Consumidor: Objeto da Cultura. Petrópolis:RJ: Vozes, 2003, v., p. 102-119.

FONTENELLE, ISLEIDE A. Cultura, Mercado e Mídia: Mediações para Pensarmos a Cultura das Massas. In: Conduru, Roberto; Siqueira, Vera B. (Org.). Políticas Públicas de Cultura do Estado do Rio de Janeiro. Políticas Públicas de Cultura do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: UERJ, Rede Sirius: FAPERJ, 2003, v., p. 119-126.