Curso:
- MPA
Área de conhecimento:
- Estudos Organizacionais
Autor(es):
- Juliana de Souza Martins
Orientador:
Ano:
Os gerentes da média gestão, a quem nesse estudo chamaremos de middle managers, são responsáveis por fazer a ligação entre o nível executivo e o nível operacional nas empresas. Eles agem como sintetizadores da informação da alta liderança e como facilitadores para os níveis abaixo e níveis laterais (áreas de suporte, por exemplo) encorajando e engajando as equipes a novas ideias e outros fatores experimentais na busca por resultados. O presente trabalho estabelece-se em torno desse importante agente, restringindo sua pesquisa a middle managers que atuam na área comercial de uma instituição bancária de grande porte que atua junto às grandes empresas brasileiras. O estudo compreende uma análise da literatura existente sobre o tema competências e deseja compreender quais são as competências gerenciais que a organização estabelece para o público de middle managers; seja formalmente, via avaliação de competências, seja informalmente, via cobrança dos gestores que lideram este grupo de média gestão. Adicionalmente, o projeto deseja compreender quais são as competências gerenciais que a organização estabelece para esse público: seja formalmente, via avaliação de competências, seja informalmente via cobrança dos gestores que acompanham esses gerentes no dia a dia. O levantamento das competências do middle manager 'cobradas' pelos gestores foi realizado a partir de entrevistas com os líderes da área em questão, o que resultou numa relação de 12 competências principais. Em paralelo, foi realizado um levantamento com os próprios middle managers a fim de determinar quais as competências que eles entendem que possuem. Esse levantamento culminou numa lista de 13 competências. Os quatro levantamentos foram comparados e consolidados, todas as intersecções foram excluídas e encontrou-se uma relação de 11 competências importantes para a atuação do público em questão.