Curso:
- MPA
Área de conhecimento:
- Estratégias de Marketing
Autor(es):
- Dante Pellegrino Avanzi
Orientador:
Ano:
Empresas de bens de consumo se deparam hoje com o desafio de conhecer e influenciar seus shoppers durante suas jornadas de compras, para que, assim, possam incrementar suas receitas. O shopper marketing surgiu para buscar soluções para este, entre outros desafios. Pode ser definido como o planejamento e execução de todas as atividades de marketing que influenciam o shopper, durante toda a jornada de compra, incluindo os ambientes de dentro e fora do ponto de venda. Entre as diversas etapas desse processo, o ponto de venda é apontado como um importante influenciador na tomada de decisão de compra do shopper. Nele, um dos meios utilizados são os fatores de in-store marketing, com destaque para os materiais de comunicação. O objetivo nesse trabalho é compreender como os vieses cognitivos, objetos de estudo nessa dissertação, influenciam a tomada de decisão de compra do shopper, quando aplicados em materiais de comunicação, em supermercados. Para isso, foi realizada uma pesquisa quantitativa experimental, a partir de um procedimento “quase-experimento”, em uma rede de supermercados, aplicado a uma marca de uma categoria de bens de consumo não duráveis. O resultado apresentado um aumento nas vendas da marca, o que comprova a efetividade da aplicação dos vieses cognitivos, em materiais de comunicação, em supermercados. Dessa maneira, o estudo contribui tanto para a prática acadêmica, quanto empresarial. No plano acadêmico, agrega conteúdo à literatura sobre shopper marketing, combinando materiais de comunicação e vieses cognitivos e sua influência sobre os shoppers em supermercados. No plano corporativo, o estudo permite que profissionais de marketing tenham mais um instrumento para conhecer e influenciar seus shoppers em supermercados, podendo elaborar materiais de comunicação mais efetivos e maximizar seus investimentos destinados ao ponto de venda, gerando vendas incrementais.