Caso de Ensino “Bolô Chérie”

Curso: 

  • MPGC

Área de conhecimento: 

  • Estratégias de Marketing

Autor(es): 

  • Mauricio Pacheco Almeida

Orientador: 

Ano: 

2020

Desde que deixou a gestão da Bolô Chérie, em abril de 2016, e regressou ao mercado de trabalho, Maurício dividia seu tempo trabalhando em uma empresa Farmacêutica e em conversas com as equipes administrativa e de vendas da Bolô Chérie, tentando, de longe, apoiar Raquel na gestão da análise do caixa e no acompanhamento das vendas. Apesar da rotina estressante, o que mais o preocupava eram os resultados. Os esforços de Raquel em gerir a empresa eram grandes, mas as vendas cresciam a um ritmo pequeno e a empresa continuava com prejuízo operacional. A falta de um planejamento estratégico, muito comum em pequenas empresas, pode ser determinante para criar uma lacuna entre o sucesso e o fracasso. Em setores de nicho, como os funcionais de alimentos sem glúten, as oportunidades para as empresas de menor porte estão em explorar parcelas de um setor que ainda possui proporções menos interessantes para as grandes e médias. No entanto, é necessário perceber os diferentes segmentos, fazer escolhas por um determinado perfil de cliente e, então, definir um posicionamento que a torne uma opção diferente quando comparado aos seus concorrentes. Assim é possível oferecer produtos que atendam necessidades de um consumidor exigente, meta de todo e qualquer empreendedor cujo objetivo é conquistar resultados favoráveis.

Clique aqui para ver outros trabalhos deste orientador
Clique aqui para ver outros trabalhos orientados por este professor