Avaliação da Fidelização de Clientes em uma Rede de Supermercados por Meio de um Sistema de E-commerce em Plataforma Mobile

Curso: 

  • MPGC

Área de conhecimento: 

  • Estratégia Empresarial

Autor(es): 

  • Wanderley de Souza Júnior

Orientador: 

Ano: 

2019

O objetivo deste trabalho foi avaliar o impacto da utilização de um programa de fidelidade em um sistema de e-commerce em plataforma mobile, examinando como ocorre o processo de fidelização de clientes de um sistema de vendas online, verificando a relação entre a ativação de ofertas na loja física com a fidelização do cliente e os desempenhos financeiros da utilização do programa de fidelidade nos resultados da empresa. Para realizar este trabalho foi desenvolvido um aplicativo mobile para a rede de supermercados Meu Econômico na cidade de Palmas, TO. Este aplicativo permite que os clientes realizem compras para receber em casa, bem como utilizem o programa de fidelidade em que, por meio do cadastro, permite-se que o consumidor obtenha descontos exclusivos nas lojas físicas da rede. Este trabalho é um estudo de cunho quantitativo descritivo com coletas de dados fornecidos pelo aplicativo e pelo sistema de ERP da rede. A partir destes dados foram analisados, durante os meses de março e abril de 2019, a quantidade de clientes ativos na plataforma, idade, gênero, frequência de compras, ticket médios, a quantidade de ofertas ativadas e a quantidade de ofertas que foram ativadas que resultaram em compras nas lojas físicas. Os dados foram analisados utilizando a técnica de Basket Analysis com o objetivo de, via a mineração de dados dos cupons de compra, estabelecer associações entre os produtos adquiridos pelos clientes. Como resultados foi possível verificar que o cliente que utilizou o programa de fidelidade teve um ticket médio 11,4% maior daqueles que não utilizaram. Verificou-se também que o ticket médio das vendas realizadas pelo aplicativo foi 3,98 vezes maior do que os da loja física. Conclui-se que um aplicativo com programa de fidelização neste formato para supermercados é eficiente pois seus tickets de compra foram maiores do que da loja física e, no caso da fidelização, as ofertas exclusivas levaram a um ticket maior e principalmente, à aquisição, na loja física, de outros produtos em conjunto com aqueles ofertados no programa.

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