Análise dos Determinantes da Intenção de Realizar Doações Monetárias para Museus Brasileiros

• CDAE

• Estratégias de Marketing

• Raoni de Oliveira Inácio

2019

A presente tese tem como objetivo principal propor e testar um modelo sobre a intenção de doações monetárias individuais para os museus. Esta tese utiliza-se de entrevistas em profundidade e de levantamentos amostrais de dados, os quais são analisados empregando-se equações estruturais. Este trabalho busca ter como contribuição a verificação da integração e a interação dos construtos relevância do museu, percepção da performance do museu, utilidade emocional, identificação com o museu, confiança no museu, comprometimento com o museu e intenção de doar para o museu em um modelo teórico. Os resultados demonstram que a intenção de doar para museus é precedida diretamente pela relevância do museu e comprometimento com o museu. Pôde-se também observar outras seis relações no modelo: a) a relevância do museu influencia na identificação com o museu; b) a utilidade emocional influencia no comprometimento com o museu; c) a percepção da performance do museu influencia na confiança no museu; d) a identificação com o museu influencia no comprometimento com o museu; e) a identificação com o museu influencia na confiança no museu e; f) a confiança no museu influencia no comprometimento com o museu. Dentre as relações entre os construtos, a que mais se destaca é entre a relevância do museu e a identificação com o museu, pois, apresentou maior significância estatística (0,863). As discussões dos resultados do estudo, implicações e as sugestões de pesquisas futuras são apresentadas no final do trabalho.