Tania Modesto Veludo de Oliveira

PhD em Marketing & Strategy pela Cardiff University (2009). Possui especialização interdisciplinar em Social Science Research Methods pela Cardiff University (2006), mestrado em Administração pela Universidade de São Paulo (2003) e graduação em Administração pela Universidade de São Paulo (2000). É professora da Fundação Getulio Vargas (FGV EAESP), atuando com educação executiva, cursos stricto sensu (mestrado e doutorado) e graduação. Possui experiência com o desenvolvimento de materiais didáticos e instrucionais (casos de ensino, conteúdo para cursos à distância, revisões técnicas, projetos para publicação de livros didáticos e de negócios). Possui diversas publicações em periódicos científicos nacionais e internacionais de elevada classificação no ranking Qualis/CAPES. Seu interesse de pesquisa principal envolve o comportamento do consumidor dentro da perspectiva transformativa (Transformative Consumer Research - TCR), incluindo: doações, educação para o consumo, consumo responsável, vulnerabilidade do consumidor e o papel do marketing na promoção do bem-estar individual e coletivo.

Artigos: 

ALHIDARI, IBRAHIM S.; VELUDO-DE-OLIVEIRA, TANIA M.; YOUSAFZAI, SHUMAILA Y.; YANI-DE-SORIANO, MIRELLA. Modeling the Effect of Multidimensional Trust on Individual Monetary Donations to Charitable Organizations. Nonprofit an Voluntary Sector Quaterly, v. 47, p. 623-644, 2018.

BARBOZA, R. A.; VELUDO-DE-OLIVEIRA, T. M. A Journey with no Return into the Animal Kingdom: The Role of Tattooing in the Construction of the Collective Identity of the Vegan and Vegetarian Movement. Advances in Consumer Research, v. 46, p. 1, 2018.

ARCURI, ADRIANA G.; VELUDO-DE-OLIVEIRA, TÂNIA MODESTO. The Crossing of Physical Boundaries: De-materialization and the Move Towards De-collecting. Consumption Markets & Culture, v. 21, p. 396-415, 2018.

VELUDO-DE-OLIVEIRA, T. M.; HUERTAS, M. K. Z. Satisfação, Confiança e Familiaridade no Varejo Online e o Papel Moderador da Experiência. REMark - Revista Brasileira de Marketing, v. 17, p. 415-428, 2018.

VELUDO-DE-OLIVEIRA, TANIA M.; ALHAIDARI, IBRAHIM S.; YANI-DE-SORIANO, MIRELLA; YOUSAFZAI, SHUMAILA Y. Comparing the Explanatory and Predictive Power of Intention-Based Theories of Personal Monetary Donation to Charitable Organizations. Voluntas (Manchester) , v. 28, p. 571-593, 2017.

OLIVEIRA, TÂNIA VELUDO DE; BARKI, EDGARD; ZAMBALDI, FELIPE. Microdoações, Macrorresultados. GV Executivo, v. 16, p. 20-23, 2017.

GUISSONI, L. A.; VELUDO-DE-OLIVEIRA, T. M.; TEIXEIRA, T. Um Novo Momento para o E-Commerce. GV Executivo, v. 15, p. 14, 2016.

VELUDO-DE-OLIVEIRA, T. M.; PALLISTER, J. G.; FOXALL, G. R. Unselfish? Understanding the Role of Altruism, Empathy and Beliefs in Volunteering Commitment. Journal of Nonprofit & Public Sector Marketing, v. 27, p. 373-396, 2015.

VELUDO-DE-OLIVEIRA, Tania Modesto; FALCIANO, M. A.; PERITO, R. V. B. Effects of Credit Card Usage on Young Brazilians' Compulsive Buying. Young Consumers: Insight and Ideas for Responsible Marketers, v. 15, p. 111-124, 2014.

VELUDO-DE-OLIVEIRA, TÂNIA MODESTO; Quintão, Ronan Torres; URDAN, André Torres. Disciplinas e Bibliografia no Ensino de Marketing nos Programas de Doutorado em Administração no Brasil e a Avaliação da Capes. Organizações & Sociedade (Impresso), v. 21, p. 661-678, 2014.

VELUDO-DE-OLIVEIRA, Tania Modesto; MASCARENHAS, A. O.; TRONCHIN, G.; BAPTISTA, R. M. Consumo Socialmente Responsável no Varejo da Moda: Analisando a Intenção dos Consumidores de Deixar de Comprar de Empresas Denunciadas por Escravidão Contemporânea. RGSA: Revista de Gestão Social e Ambiental, v. 8, p. 63-75, 2014.

VAROTTO, L. F.; QUINTÃO, Ronan Torres; VELUDO-DE-OLIVEIRA, Tania Modesto. Writing for Publication in Business Administration: Comparing Insights from Brazilian and American Scholars. Procedia: Social and Behavioral Sciences, v. 116, p. 4362-4366, 2014.

PEREIRA, I.; VELUDO-DE-OLIVEIRA, Tania Modesto. Analysis of the Promotion of Cigarettes at the Point of Sale and its Attractiveness to Children. International Journal of Consumer Studies (Print), v. 38, p. 297-306, 2014.

VELUDO-DE-OLIVEIRA, TÂNIA MODESTO; AGUIAR, FERNANDO HENRIQUE OLIVEIRA DE; QUEIROZ, JOSIMEIRE PESSOA DE; BARRICHELLO, ALCIDES. Cola, Plágio e Outras Práticas Acadêmicas Desonestas: Um Estudo Quantitativo-descritivo sobre o Comportamento de Alunos de Graduação e Pós-graduação da Área de Negócios. RAM. Revista de Administração Mackenzie (Online), v. 15, p. 73-97, 2014.

VELUDO-DE-OLIVEIRA, T. M.; OLIVEIRA JUNIOR, A. B.; MORANO, R. S.; CALABRIA, P. C.; DIAS, O. Por que e como os Alunos Reclamam? Um Estudo sobre as Intenções e Implicações das Reclamações de Universitários PMKT: Revista Brasileira de Pesquisas de Marketing, Opinião e Mídia, v. 13, p. 1/Artigo 1-14, 2013.

VELUDO-DE-OLIVEIRA, T. M.; BALLESTERO-ALVAREZ, M. E.; OLIVEIRA, M. J.; VIDIGAL, P. R. Empregabilidade e seus Antecedentes para Conquista da Vaga de Estágio por Universitários. Revista Brasileira de Orientação Profissional, v. 14, p. 47-59, 2013.

HUERTAS, M. K. Z.; VELUDO-DE-OLIVEIRA, T. M.; LEITE, M. G.  Internet Tool Use and Virtual Co-Creation in the Brazilian Construction Industry: Organizational Practices and Consumers' Personal Values. Latin American Business Review (Binghamton, N.Y.), v. 14, p. 209-226, 2013.

VELUDO-DE-OLIVEIRA, T. M.; PALLISTER, J. G.; FOXALL, G. R. Persuading Others to Volunteer: Is Attitude Change Enough? Advances in Consumer Research, v. 10, p. 98-103, 2013.

VELUDO-DE-OLIVEIRA, T. M.; PALLISTER, J. G.; FOXALL, G. R. Accounting for Sustained Volunteering by Young People: An Expanded TPB. Voluntas (Manchester), v. 24, p. 1180-1198, 2013.

VELUDO-DE-OLIVEIRA, T. M.; OLIVEIRA, B. Diretrizes para a Adequação Metodológica e Integridade da Pesquisa em Administração. Revista Administração em Diálogo - RAD, v. 14., p. 79-107, 2012.

Quintão, Ronan Torres; Urdan, André; Veludo-de-Oliveira, Tânia. Marketing Literature in Ph.D. Modules in Brazil and the United States: Description and Reflections. Procedia: Social and Behavioral Sciences, v. 46, p. 2777-2781, 2012.

VELUDO-DE-OLIVEIRA, TANIA MODESTO; IKEDA, A. A. Laddering em Pesquisa de marketing. Cadernos EBAPE.BR (FGV), v. 6, p. 8, 2008.

IKEDA, A. A.; VELUDO-DE-OLIVEIRA, TANIA MODESTO; CAMPOMAR, M. C. O Método do Caso no Ensino de Marketing. Revista de Administração Contemporânea (Impresso), Curitiba, v. 1, p. 52-68, 2007.

VELUDO-DE-OLIVEIRA, TANIA MODESTO; IKEDA, A. A. Servqual em Instituições Educacionais: Um Estudo Comparativo. Alcance (UNIVALI), v. 14, p. 00, 2007.

IKEDA, A. A.; VELUDO-DE-OLIVEIRA, TANIA MODESTO; CAMPOMAR, M. C. Planejamento de Marketing: Um Estudo no Contexto Brasileiro. Base (UNISINOS), v. 4, p. 113-125, 2007.

IKEDA, A. A.; VELUDO-DE-OLIVEIRA, TANIA MODESTO; CAMPOMAR, M. C. O Caso como Estratégia de Ensino na Área de Administração. RAUSP. Revista de Administração, São Paulo, v. 40, p. 30-46, 2006.

VELUDO-DE-OLIVEIRA, TANIA MODESTO. Society Versus Business Organizations: The Strategic Role of Marketing. Electronic Journal of Business Ethics and Organization Studies EJBO, Jyäskylä, v. 11, p. 26-29, 2006.

VELUDO-DE-OLIVEIRA, TANIA MODESTO; IKEDA, A. A.; CAMPOMAR, M. C. Laddering in the Practice of Marketing Research: Barriers and Solutions. Qualitative Market Research, Bradford, v. 9, p. 297-306, 2006.

VELUDO-DE-OLIVEIRA, TANIA MODESTO; IKEDA, A. A. Valor em Serviços Educacionais. RAE Eletrônica (Online), São Paulo, v. 5, p. 12, 2006.

VELUDO-DE-OLIVEIRA, TANIA MODESTO; IKEDA, A. A. A Teoria de Meios-fim: Uma Aplicação em Marketing Educacional. Faces (FACE/FUMEC), v. 6, p. 11-25, 2006.

IKEDA, A. A.; VELUDO-DE-OLIVEIRA, TANIA MODESTO; CAMPOMAR, M. C. Organizational Conflicts Perceived by Marketing Executives. EJBO. Electronic Journal of Business and Organization Ethics, Jyäskylä, v. 10, n.1, p. 22-28, 2005.

VELUDO-DE-OLIVEIRA, TANIA MODESTO; IKEDA, A. A. O Conceito de Valor para o Cliente: Definições e Implicações Gerenciais em Marketing. Gestão.Org. Revista Eletrônica de Gestão Organizacional, Recife, v. 3, n.1, p. 39-52, 2005.

VELUDO-DE-OLIVEIRA, TANIA MODESTO; IKEDA, A. A. Serviços Educacionais: Uma Análise de Quatro Abordagens de Qualidade. Revista Organizações em Contexto, São Bernardo do Campo, v. 1, p. 181-203, 2005.

VELUDO-DE-OLIVEIRA, TANIA MODESTO; IKEDA, A. A. A Essência do Aprender no Marketing Educacional à Luz da Teoria de Cadeias Meios-fim. Revista de Economia e Administração, São Paulo, v. 4, p. 197-228, 2005.

IKEDA, A. A.; VELUDO-DE-OLIVEIRA, TANIA MODESTO; CAMPOMAR, M. C. A Tipologia do Método do Caso em Administração: Usos e Aplicações Revista Organizações e Sociedade, Salvador, v. 12, p. 141-162, 2005.

VELUDO-DE-OLIVEIRA, TANIA MODESTO; IKEDA, A. A.; CAMPOMAR, M. C. A Pós-graduação em Administração no Brasil: Definições e Esclarecimentos. Gestão & Planejamento (Salvador), v. 6, p. 33-41, 2005.

VELUDO-DE-OLIVEIRA, TANIA MODESTO; IKEDA, A. A. A Comunicação Integrada de Marketing em Apoio ao Posicionamento Baseado em Causas Sociais. Alcance (UNIVALI), Vale do Itajaí, v. 10, n.2, p. 229-257, 2004.

VELUDO-DE-OLIVEIRA, TANIA MODESTO  IKEDA, A. A. A Estrutura Organizacional na Era da Internet: Um Estudo sobre a Incorporação de Atividades Ponto.com ao Negócio de uma Empresa do Mercado Livreiro. Revista de Economia e Administração, São Paulo, v. 3, 2004.

VELUDO-DE-OLIVEIRA, TANIA MODESTO; IKEDA, A. A.; SANTOS, R. C. Compra Compulsiva e a Influência do Cartão de Crédito. RAE. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 44, 2004.

VELUDO-DE-OLIVEIRA, TANIA MODESTO ; IKEDA, A. A. Usos e Limitações do Método Laddering. RAM. Revista de Administração Mackenzie, São Paulo, v. 5, n.1, p. 197-222, 2004.

IKEDA, A. A.; CAMPOMAR, M. C.; VELUDO-DE-OLIVEIRA, TANIA MODESTO. Educação Continuada para Executivos: Considerações sobre as Expectativas e os Atributos Importantes para o Aluno em um MBA. Revista de Economia e Administração, São Paulo, v. 2, p. 11-25, 2003.

MOREIRA, D. A.; VELUDO-DE-OLIVEIRA, TANIA MODESTO. Preditores Precoces do Analfabetismo Funcional. Administração On Line (São Paulo), São Paulo, v. 3, 2002.

VELUDO-DE-OLIVEIRA, TANIA MODESTO; IKEDA, A. A. Agências de Turismo: Oferta de Serviços e Satisfação do Cliente. Turismo em Análise, São Paulo, v. 13, p. 35-47, 2002.

VELUDO-DE-OLIVEIRA, TANIA MODESTO. Amostragem não Probabilística: Adequação de Situações para uso e Limitações de Amostras por Conveniência, Julgamento e Quotas. Administração On Line (São Paulo), São Paulo, v. 2, 2001.

VELUDO-DE-OLIVEIRA, TANIA MODESTO. Escalas de Mensuração de Atitudes: Thurstone, Osgood, Stapel, Likert, Guttman, Alpert. Administração On Line (São Paulo), São Paulo, v. 2, 2001.

IKEDA, A. A.; VELUDO-DE-OLIVEIRA, TANIA MODESTO. Venda Pessoal como Ferramenta de Comunicação: Estudos de Casos em Agências de Viagens e Turismo. Revista IMES Comunicação, São Caetano do Sul, v. ano 1, p. 30-36, 2001.

VELUDO-DE-OLIVEIRA, TANIA MODESTO; IKEDA, A. A. Aspectos de Marketing em Agências de Viagens e Turismo. Caderno de Pesquisas em Administração (USP), São Paulo, v. 1, p. 23-34, 1999.

Capítulos de livros: 

CAMPOMAR, M. C.; IKEDA, A. A.; VELUDO-DE-OLIVEIRA, TANIA MODESTO. Uma Pesquisa sobre Planejamento de Marketing feita no Brasil. Planejamento de Marketing e a Confecção de Planos: Dos Conceitos a um Novo Modelo. 1ed.São Paulo: Saraiva, 2006, v., p. 187-202.

IKEDA, A. A.; VELUDO-DE-OLIVEIRA, TANIA MODESTO. A Organização de Agências de Viagens e Turismo. In: Beatriz Lage; Paulo César Milone. (Org.). Turismo: Teoria e Prática. 1ed.São Paulo: Atlas, 1999, v., p. 317-330.