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[INTRODUÇÃO] A padronização mundial do sistema de contas nacionais vem de um somatório de esforços para o desenvolvimento de um instrumento adequado de registro e análise. A questão de uma unidade de conta adequada a ser utilizada para a avaliação social e o estabelecimento de uma contabilidade natural são áreas importantes nas quais se desenvolvem estudos para o aperfeiçoamento do Sistema de Contas Nacionais, nas quais, aliás, a avaliação em tempos de trabalho poderia também ter uma função. São objetivos desta investigação, analisar e avaliar a criação de empregos diretos e indiretos no setor automobilístico do Brasil, dentro de uma análise de métodos de avaliação social de projetos, com a utilização da forma numerária de tempo de trabalho, cujo modelo possui as vantagens adicionais de informar sobre o poder de geração de empregos de um projeto. A aplicação prática imediata não tem sido suficientemente explorada e, portanto, o pressuposto básico desta pesquisa é adaptar este modelo de avaliação de tempos de trabalho, com ênfase na avaliação social de projetos, para a análise de criação de empregos diretos e indiretos. [METODOLOGIA] Inicialmente, foi feito o levantamento bibliográfico como também a coleta de metodologias de órgãos de pesquisa nacionais. Em seguida, foram estudadas as metodologias empregadas no estudo do setor automobilístico, feito pela ANFAVEA sobre a geração de empregos no setor, bem como análises dos coeficientes empregados para o cálculo de empregos diretos e indiretos. O passo seguinte, foi a entrevista realizada com o IBGE sobre tais procedimentos de mensuração do índice de geração de empregos diretos e indiretos. A última fase desta pesquisa seria a adaptação do modelo de avaliação por tempos de trabalho para a análise da criação de empregos diretos e indiretos na indústria automobilística nacional. Para tanto estão sendo usadas coeficientes de emprego direto e indireto obtidos junto à consultor que vem terceirizando essa tarefa para o IBGE. [RESULTADO] O estudo sobre o modelo de avaliação de tempos de trabalho com ênfase na criação de empregos diretos e indiretos no setor automobilístico do Brasil, revelou-nos até agora uma possível subestimação aos cálculos que vinham sendo realizados pela ANFAVEA, hipótese que será verificada com o desenrolar dos trabalhos. [CONCLUSÃO] O material até agora coletado, e seu processamento posterior, ao longo desta pesquisa, indicam que será possível atingir os objetivos propostos para a pesquisa, faltando para concluí-la a obtenção de alguns dados sobre valor da produção em setores a montante da indústria automobilística, e, então o desenvolvimento dos cálculos, bem como a conclusão dos resultados.