O USO DA PROGRAMAÇÃO BASEADA EM AGENTES NO ESTUDO DA TRANSFERÊNCIA DE CONHECIMENTO EM REDES

Autor(es): 

Gustavo Madureira Valentim Escaleira - Orientador: Prof. Julio Cesar Bastos de Figueiredo

Ano: 

2014

Instituição: 

FGV-EAESP

[INTRODUÇÃO] O presente relatório de pesquisa terá como intuito apresentar todos os avanços conquistados no projeto “O Uso de Programação Baseada em Agentes no Estudo da Transferência de Conhecimento em Redes”, tanto na área teórica como na prática em relação aos principais conteúdos abordados pelo programa, como a transferência de conhecimentos em redes, clusters industriais e capacidades absortivas. O trabalho de pesquisa relacionará o conteúdo de pesquisa com as análises e resultados obtidos por meio de simulações no programa desenvolvido pelo orientando. [METODOLOGIA] A metodologia do projeto deu-se principalmente por duas etapas; na primeira, o orientando procurou por falhas ou pontos fracos existentes no programa desenvolvido no primeiro ciclo de pesquisa, como a questão da equação de construção de conhecimento e também a equação mal formulada sobre a atuação e o papel das capacidades absortivas nas empresas inclusas no cluster simulado pelo programa. A segunda parte do projeto contou com a elaboração de pesquisas principalmente relacionadas às capacidades absortivas e, então, a formulação e prototipação de uma equação que se baseasse em um conjunto de fundamentos e teorias, e que fizesse sentido quando aplicada ao ambiente de simulação existente. [RESULTADOS] Os resultados apresentados no relatório final são um resumo de várias simulações realizadas dentro do modelo com as novas funções de construção de conhecimento e capacidade absortiva. O intuito da pesquisa era de apresentar as melhorias encontradas nos resultados obtidos das simulações à medida que a equação das capacidades absortivas era introduzida e modificada; a comparação entre o programa apresentado ao final do primeiro ciclo e o programa do segundo ciclo revela que o segundo programa se mostrou mais resistente à saída de empresas durante a simulação, e também mostrou que o cluster consegue crescer e se desenvolver com uma menor variância de conhecimento médio entre todas as empresas. O relatório também conta com três cenários distintos elaborados para exemplificar e estudar diferentes tipos de comportamento em setores de produção; cada um deles tem seus resultados analisados e, em seguida, tem seu comportamento comparado ao encontrado no seu respectivo setor de produção real, ajudando a comprovar a eficácia e qualidade do programa construído ao longo do projeto. [CONCLUSÃO] A conclusão do projeto realizado reafirma a importância da utilização de modelos multiagentes para estudo no campo da administração, podendo este ser uma ferramenta essencial para entender e guiar estratégias e ações das empresas pelos gestores. A inclusão constante de novas teorias e pesquisas sobre os principais assuntos do programa contribui muito para a aproximação da simulação realizada com os comportamentos encontrados nas empresas no ambiente real. Além do embasamento teórico, a inclusão de mais variáveis que possam ser modificadas pelos pesquisadores possibilita expandir a área de estudo do programa para diversos campos da economia, ciência e produção. Programas como esse podem comprovar, de maneira mais palpável, teorias e comportamentos, assim como ajudam pesquisadores na realização de levantamentos teóricos e gestores na tomada de decisão estratégica de determinada empresa em relação a construção, compartilhamento e desenvolvimento de tecnologias e conhecimentos.

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