O MERCADO FINANCEIRO BRASILEIRO A PARTIR DO ADVENTO DO MERCOSUL

Jean Carlo Viterbo - Orientador: Prof. William Eid Júnior

1996

[INTRODUÇÃO] A integração efetiva do Brasil com o Mercosul está aquém dos patamares que foram planejados para a consecução desse megamercado; tanto no que se refere a fatores quantitativos como também a fatores cronológicos. Mas, apesar disso, nosso comércio com os países do Mercosul demonstra um dinamismo crescente. Entre 1990 (ano anterior à assinatura do Tratado de Assunção) e 1994, o total de comércio brasileiro com a sub-região cresceu de US$ 3.6 bi para US$ 10.5 bi. Hoje a Argentina já é o segundo parceiro comercial do Brasil, ultrapassando o Japão e ficando atrás apenas dos EUA. [METODOLOGIA] Foi realizada uma pesquisa a respeito da concepção desse megamercado: tratados, estrutura, características e avanços. Após isso, foi feita uma análise sobre a institucionalização dos 18 mercados de capitais e os reflexos decorrentes dessa integração sobre esses mercados. [RESULTADOS] Os reflexos do advento do Mercosul sobre a Bovespa podem ser medidos através de uma análise de correlação entre o BOVESPA e os fatos relevantes do Mercosul, utilizando-se para tal o método de variáveis "dummy". [CONCLUSÃO] Esta análise realizada resultou em um índice de correção igual a 0,06%, ou seja, o desempenho da Bovespa é influenciado, segundo esta análise, em cerca de 6% pelos fatos relevantes relacionados ao Mercosul.

Departamento:

CFC