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[INTRODUÇÃO] A presente pesquisa pretende abordar a gestão na educação estadual e o impacto que há na mesma quando gerida de formas diferentes. Este relatório dialoga diretamente com o projeto do prof. Dr. Fernando Abrucio, que busca traçar um panorama de todas as secretarias estaduais de ensino do país. O foco do estudo se dá nas recém-implementadas Escolas de Tempo Integral, nas quais o sistema de gestão e de empoderamento local em muito se modifica. [METODOLOGIA] Como objeto de estudo, além de pesquisas já realizadas acerca do tema, foi utilizada a pesquisa qualitativa de uma escola de tempo integral, além de entrevistas com agentes da própria escola e da secretaria de educação. Ainda, é necessário frisar que tal pesquisa dialoga diretamente com a pesquisa realizada com o aluno João Otávio de Assis Figueiredo, na qual o enfoque é no diálogo entre os diferentes entes federativos no sistema educacional. [CONCLUSÃO] O resultado são duas pesquisas que, em conjunto, buscam mapear as inovações e gargalos no sistema educacional paulista sob a ótica da gestão.