EMPREENDEDORISMO FEMININO: MOTIVAÇÕES, SIGNIFICADOS E DESDOBRAMENTOS

Laís E. de França Floriano - Orientador: Prof. Tales Andreassi

Instituição:

FGV - EAESP

[INTRODUÇÃO] O intuito desse projeto de iniciação científica é desvendar o que motiva o nascimento da iniciativa empreendedora entre as mulheres e quais são os significados e resultados deste movimento para a vida daquelas que decidiram empreender. Em síntese, compreender as implicações do empreendedorismo feminino, para a própria mulher empresária, e delinear o que leva as representantes deste gênero a adentrarem o "mundo dos negócios" como donas e criadoras de suas próprias empresas, é o mote desta pesquisa. O estudo aprofundado do tema em questão nos permite avaliar, ainda, o quanto a pró-atividade das mulheres gera transformações benéficas para a coletividade e para a própria agente da inovação. [METODOLOGIA] O presente estudo não foi conduzido apenas por proposições e obras que respaldam os conceitos apresentados, mas por meio de uma pesquisa qualitativa com mulheres que já se consolidaram como empreendedoras, com outras que ainda estão caminhando para isso e até mesmo com algumas que já empreenderam, mas abandonaram a iniciativa. Por seu caráter exploratório, a pesquisa qualitativa instigou as entrevistadas a refletirem sobre o tema desde estudo revelando, assim, aspectos subjetivos que fazem parte de suas ações empreendedoras. Esta iniciação científica teve como meta esquadrinhar percepções acerca da natureza das motivações, significados e desdobramentos da iniciativa feminina, por isso, a abordagem qualitativa foi a escolhida para este trabalho por ser a que melhor fornece condições de explorar o fenômeno do empreendedorismo feminino e de conferir um caráter descritivo a essa pesquisa. [Resultados] Retomando a pergunta da pesquisa, “O que motiva a ala feminina a seguir o caminho do empreendedorismo, o que significa para elas transformarem-se em empreendedoras e quais desdobramentos essa iniciativa acarreta para a mulher empresária?”, depois de analisadas as entrevistas e todo o referencial teórico, é possível assinalar, em linhas gerais, que a ala feminina segue o caminho do empreendedorismo fortemente motivada por um sentimento de auto realização advindo do ato de criar e desenvolver algo com suas próprias mãos. Para estas mulheres, transformarem-se em empreendedoras significa a concretização de um sonho pelo qual é preciso batalhar muito e a conquista de autonomia pessoal e financeira que confere, às empreendedoras, um sentimento de que elas detêm a soberania sobre suas vidas. Em último lugar, dentre os desdobramentos resultantes da iniciativa feminina se destaca o avanço da mulher na criação de negócios de sucesso geridos, completamente, por elas e o aumento da participação do sexo feminino em postos dominados pelos homens. [CONCLUSÃO] Para muitas mulheres, o empreender é uma forma de existirem por si mesmas, de serem ouvidas e de angariarem poder de escolha e decisão. No passado, o sexo feminino se frustrava porque precisava viver em função dos outros e todas as habilidades da mulher eram canalizadas para funções domésticas, que requeriam pouco intelecto e que não traziam nenhum prazer. Hoje, as representantes do antigo "segundo sexo", têm podido experimentar a alegre sensação de contemplarem seu empreendimento próprio, que surge como algo desafiador onde elas podem imprimir seus valores e características. A História mostra que esta jornada em direção à liberdade e à conquista de novos espaços e territórios é árdua e bastante complexa, mas as protagonistas do empreendedorismo feminino já comprovaram que vale a pena trilhar este caminho.

ADM