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[INTRODUÇÃO] A terceirização é uma estratégia empresarial que consiste em delegar a terceiros a produção ou a execução de serviços que não digam respeito diretamente à atividade-fim da organização em questão. Assim, uma fábrica de televisores, a produção de embalagens e a faxina das instalações são exemplos de atividades que podem ser terceirizadas (chamadas atividades-meio). Apresentam-se na literatura como vantagens desta prática a transformação de custos e despesas fixos em variáveis, a "focalização", ou seja, a possibilidade de concentração no que é capital, a melhoria da qualidade, a queda de preços, a maior lucratividade. Entretanto, em geral não são mencionadas as desvantagens, especialmente aquelas que dizem respeito aos trabalhadores. Aqui interessa justamente conhecer quais são estas desvantagens, partindo de que o processo de terceirização é crescente e irreversível e que, como tal, terá conseqüências profundas. [METODOLOGIA] Levantamento bibliográfico, análise e fichamento de textos; entrevistas dirigidas com pessoas envolvidas em processos de terceirização. [RESULTADOS] Para O trabalhador, a terceirização tem sido, na maioria das vezes, prejudicial. Há indícios de queda no nível geral de empregos, verificou-se redução salarial, perda de garantias trabalhistas e benefícios previdenciários, contratos ilegais de trabalho, menor segurança, maior insalubridade, jornadas de trabalho mais extensas, menor qualificação da mão-de-obra, entraves para a representação sindical. (CNPq, NPP-FGV)