Um Modelo para Avaliar a Eficiência da Logística no Brasil

Manoel de Andrade e Silva Reis e Jonas Mendes Constante

2011

Artigo em foco: Metodologia para o Cálculo dos Custos Logísticos Associados ao Fluxo de Mercadorias

A logística tem um papel importante para a redução dos custos e para a competitividade das empresas. Apesar dos avanços recentes, o sistema logístico no Brasil ainda se caracteriza por ser ineficiente e custoso quando comparado ao de outros países. As condições precárias da infraestrutura impedem o Brasil de ter operações ágeis e competitivas. A superação do cenário atual se torna ainda mais urgente se for levado em conta que em todo o mundo as cadeias de suprimento estão cada vez mais internacionais, longas e complexas.

A globalização levou a um processo no qual os custos logísticos estão se tornando mais importantes dentro das estratégias das empresas. Diante deste contexto, é fundamental para o país e para as organizações terem ferramentas para mensurar seus custos logísticos.

O artigo “Metodologia para o Cálculo dos Custos Logísticos Associados ao Fluxo de Mercadorias”, de Manoel de Andrade e Silva Reis e Jonas Mendes Constante, apresenta uma metodologia para cálculo de custos logísticos relacionados ao fluxo de mercadorias em uma cadeia de suprimento. O modelo foi desenvolvido pelo Centro de Excelência em Logística e Supply Chain, da Fundação Getúlio Vargas (GVcelog).

Segundo os autores, o fato de existir escassez de informações confiáveis sobre custos logísticos no Brasil levou à elaboração do modelo. “Uma metodologia adequada de mensuração e explicitação dos custos logísticos de empresas e segmentos da economia é uma ferramenta essencial no delineamento de políticas públicas e privadas que conduzam à estruturação de um sistema logístico racional e eficiente e que permita a atração de investimentos”, afirmam.

A metodologia proposta inclui o cálculo do custo total de transporte, de armazenagem, de manter estoques e administrativo. A pesquisa analisa outras metodologias de custos em logística aplicadas no Brasil, assim como em outros países: Estados Unidos Estados Unidos, África do Sul e Coréia do Sul. Segundo os autores, o modelo desenvolvido pelo GVcelog tem a vantagem de ser uma abordagem mais detalhada para o cálculo dos custos logísticos no Brasil e se diferencia em relação às fontes de informação utilizadas e também nos dados que coleta.

A metodologia do GVcelog permite calcular os custos por setor ou por produto. Também torna possível o desenvolvimento de modelos que podem prever os custos de uma operação específica, já que sua abordagem pode ser tanto microeconômica quanto macroeconômica, ao contrário dos outros modelos, que são basicamente macroeconômicos. Segundo Reis, “a metodologia para o cálculo dos custos logísticos proposta pelo GVcelog tem a pretensão de ser aplicável a empresas, segmentos, regiões e ao país como um todo, de forma confiável, perene e objetiva”.

Para aplicar a nova metodologia será preciso coletar “uma gama considerável de informações dos mais variados setores produtivos e governamentais”. Segundo os pesquisadores, o Brasil dispõe de diversas entidades que podem ser fontes destas informações, tais como a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), o Instituto Brasileiro de Pesquisa e Estatística (IBGE), a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a Agência Nacional de Transporte Aquaviário (ANTAQ), a Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF), e a Agência Nacional de Aviação civil (ANAC).

Os autores advertem para a necessidade de se estabelecer um relacionamento adequado com as entidades para a obtenção de dados e também de desenvolver, no médio prazo, uma padronização na apresentação das informações apuradas pelas fontes. Assim, seria disponibilizada uma base de dados compatível entre as diversas áreas associadas à logística. Conforme a revisão bibliográfica apresentada pelo artigo, em vários países há uma coleta sistematizada adequada e que é utilizada por órgãos de governo, investidores nacionais e internacionais, empresas de todos os setores ou pesquisadores.

Entre em contato com o professor Manoel de Andrade e Silva Reis.

Conheça as pesquisas realizadas pelo professor Manoel de Andrade e Silva Reis.