Fórum de Discussão GVcev: Polos Varejistas de Rua

Autor(es): 

Juracy Gomes Parente

Ano: 

2014

Existem mais de 100 polos varejistas em diversos bairros de São Paulo que ajudam no processo de revitalização urbana: a ideia é articular varejistas, gestores públicos e acadêmicos para fortalecer e expandir esses polos.

Qual era o desafio

• Fortalecer os polos varejistas de rua, aproveitando o conhecimento que a FGV-EAESP já tinha a respeito e expandindo articulações em três vertentes:
• Gestão pública: incentivar que gestores públicos reconheçam e desenvolvam políticas urbanas que preservem e revitalizem os polos varejistas de rua.
• Varejistas: sensibilizar varejistas para o potencial de mercado, encontrar soluções que facilitem a localização de lojas e difundir os esforços já realizados de revitalização de polos em São Paulo (como os da Rua Oscar Freire, Rua João Cachoeira, região do Brás).
• Comunidade acadêmica: incentivar o desenvolvimento de pesquisas para melhor entender os fenômenos relacionados aos polos varejistas de rua.

O que foi feito

• Realização de sete reuniões com um grupo de 30 participantes – gestores públicos da cidade de São Paulo, diretores de expansão de grandes redes varejistas, dirigentes de associações varejistas, professores e alunos da pós-graduação da FGV-EAESP e de outras universidades.
• Seminário Polos Varejistas de Rua: oportunidades para o varejo e para a revitalização das cidades – evento de um dia inteiro realizado em novembro de 2014.

Que resultados ou impactos foram gerados

• Livro: elaboração de um livro sobre polos varejistas de rua, a ser lançado ainda em 2015, com a coordenação de quatro professores (Juracy Parente, da FGV-EAESP; Marcelo Mol Brandão e Luís Varotto, da Uninove; e Ana Paula Miotto, do Insper).
• Pesquisa: o GVcev planeja, também para 2015, realizar uma extensa pesquisa, do tipo censo, com cerca de 50 polos varejistas de rua da cidade de São Paulo.
• Canal de interlocução: por meio do fórum, o GVcev tem contribuído para criar um novo canal de interlocução entre as empresas varejistas e o poder público.

Quais os principais indicadores do projeto

• Formação de um grupo de estudos, com professores e alunos de cinco instituições: FGV-EAESP, USP-ESALC, ESPM, Uninove e Insper.
• Elaboração dos drafts iniciais dos capítulos do livro sobre polos varejistas de rua.
• Maior sensibilização da equipe da Secretaria de Planejamento de Desenvolvimento Urbano SMDU – SP) para que o novo plano diretor da cidade não comprometa a vitalidade dos polos de rua.
• Presença de representantes de mais de 30 empresas varejistas nas reuniões.
• Participação de mais de 100 pessoas no seminário de novembro.
• Divulgações na imprensa sobre o seminário.

Em que nível o impacto foi gerado

• Indivíduos.
• Empresa ou organização.
• Setor ou comunidade.

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Conheça as pesquisas realizadas pelo coordenador Juracy Gomes Parente.