Juracy Gomes Parente

Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal da Bahia (1967), MBA pela Cornell University, e Ph.D. - doutorado em Administração de Empresas - University of London (1978). É Professor Adjunto do Departamento de Marketing da FGV EAESP, fundador e pesquisador do GVcev - Centro de Excelência em Varejo. Professor visitante na Universidade de Cornell (1994) e na Universidade da Florida - Warrington Business School (2013, 2014 e 2016). Semestre Sabático na Universidade da Florida - 2012 Avaliador e revisor de revistas científicas como a RAE, Journal of REtailing, Journal of Retail and Consumer Services, and distribution Management International Journal of Retail and Distribution Management and Journal of Industrial Marketing. Parecerista da CAPES e FAPESP, CLAV. Coordenador do comitê científico do CLAV. Seus interesses de pesquisa estão concentrados no setor varejista, especialmente nos temas de localização varejista, polos varejistas de rua, mercados de baixa renda, responsabilidade corporativa, estratégia varejista, e comportamento de compra.

Artigos: 

VAROTTO, L. F.; PARENTE, JURACY. Franchisor-franchisee Relationship Quality: Time of Relationship and Performance. RAE - Revista de Administração de Empresas, v. 56, p. 600-610, 2016.

PORPINO, GUSTAVO; WANSINK, BRIAN; PARENTE, JURACY. Wasted Positive Intentions: the Role of Affection and Abundance on Household Food Waste. Journal of Food Products Marketing, v. 22, p. 733-751, 2016.

MIOTTO, A. P. S. C. ; PARENTE, J.. Antecedents and Consequences of Household Financial Management in Brazilian Lower-Middle-Class. RAE (Impresso) , v. 55, p. 50-64, 2015.

MIOTTO, A. P. S. C.; PARENTE, J.. Retail Evolution Model in Emerging Markets: apparel store formats in Brazil. International Journal of Retail & Distribution Management, v. 43, p. 242-260, 2015.

PORPINO, GUSTAVO ; PARENTE, JURACY ; WANSINK, BRIAN . Food Waste Paradox: antecedents of food disposal in low income households. International Journal of Consumer Studies (Print) , v. 39, p. 619-629, 2015.

BARKI, E.; PARENTE, J.. Challenges and Opportunities of the Last Mile for the Base of the Pyramid: the case of Brazil. Field Actions Science Reports, v. 12, p. 1-4, 2014.

PLUTARCO, F. ; SUTTER, M. B. ; PARENTE, JURACY . Apresentação no Ponto de Vendas: um estudo exploratório no varejo de moda popular. Análise (PUCRS. Online), v. 23, p. 5, 2013.

BARKI, Edgard Elie Roger ; BOTELHO, D. ; PARENTE, JURACY . Varejo: Desafios e Oportunidades em Mercados Emergentes. RAE - Revista de Administração de Empresas, v. 53, p. 534, 2013.

CHAMIE, B. C. ; Ikeda, A. A. ; PARENTE, JURACY . Atmosfera de Loja como um Elemento da Estratégia Varejista. RAD (Rio de Janeiro), v. 14, p. 1-31, 2012.

BRANDÃO, Marcelo Moll ; PARENTE, JURACY . Brasileiro Gosta de "Muvuca"?: impacto da densidade humana no comportamento de compra. RAE (Impresso), v. 52, p. 613-627, 2012.

PARENTE, J. G.; BRANDÃO, M. M.; MIOTTO, A. P.; PLUTARCO, F. Polos Varejistas de Rua ou Shopping Centers? comparando as preferências da baixa renda. BBR. Brazilian Business Review, v. 9, p. 154-179, 2012.

BARKI, Edgard Elie Roger; PARENTE, J. G. Consumer Behaviour of the Base of the Pyramid Market in Brazil. Greener Management International, v. 56, p. 11-23, 2010.

BRANDÃO, Marcelo Moll; PARENTE, J. G.; OLIVEIRA, Beatriz Bastos.Percepção de Crowding no Varejo: uma investigação exploratória no mercado brasileiro. RAE Eletrônica (Online), v. 9, p. Art 11, jul/dez, 2010.

SILVA, H.; PARENTE, J. G.; KATO, H. T. Segmentação de Baixa Renda Baseada no Orçamento Familiar. Faces (FACE/FUMEC), v. 8, p. 98-114, 2009.

TEREPINS, Fanny Michaan; PARENTE, J. G. Responsabilidade Social Empresarial do Varejo no Brasil. Revista ANGRAD, v. 10, p. 109-132, 2009.

PARENTE, JURACY ; BARKI, Edgard Elie Roger ; GEARGEOURA, L. . Varejo: luxo X baixa renda. GV Executivo, v. 7, p. 27-32, 2008.

PARENTE, JURACY ; KATO, H. T. . Estratégias de Localização. GV Executivo. Getúlio Vargas Executivo, v. 7, p. 66-70, 2008.

PARENTE, J. G. . Área de Influência: um estudo no varejo de supermercados. RAE. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 41, n.2, p. 46, 2001.

PARENTE, J. G. . A Importância da Área de Influência. Super Hiper, v. 301, p. 136, 2000.

PARENTE, J. G. . Gerenciamento de Categorias Ao Alcance de Todos. SuperHiper, Sao Paulo, v. 23, n.260, p. 230, 1997.

PARENTE, J. G. . Marketing e Empresa: uma era para o marketing de bens de consumo. RAE. Revista de Administração de Empresas, v. 21, n.3, p. 71-73, 1981.

 

Livros: 

PARENTE, JURACY ; BARKI, Edgard . Varejo no Brasil. 1. ed. São Paulo: , 2014. v. 1. 440p .

PARENTE, J. G. (Org.); LIMEIRA, T. M. V. (Org.); BARKI, Edgard Elie Roger (Org.). Varejo para a Baixa Renda. 1. ed. Porto Alegre: Bookman - Artmed Editora, 2008. v. 1. 200 p.

PARENTE, J. G. (Org.) ; GELMAN, J. J. (Org.) . Varejo e Responsabilidade Social: visão estratégia e práticas no Brasil. 1. ed. Editora Bookman: Porto Alegre, 2006. v. 1. 182p .

PARENTE, J. G. (Org.) . Responsabilidade Social no Varejo - Conceitos, Estratégias e Casos no Brasil. 1. ed. São Paulo: SARAIVA S/A LIVREIROS E EDITORES, 2004. v. 1. 170p .

PARENTE, J. G. (Org.) . Gestão Empresarial - Estratégias de Marketing. 1. ed. São Paulo: Editora Atlas S/A, 2003. v. 1. 281p .

PARENTE, J. G. . Varejo no Brasil: gestão e estratégia. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2000. v. 1. 470p.

 

Capítulos de livros: 

PARENTE, J. G.; BARKI, Edgard Elie Roger. Valor no Varejo Direcionado ao Segmento de Baixa Renda. In: Juracy Parente;Tânia Limeira; Edgard Barki;. (Org.). Varejo para a Baixa Renda. 1 ed. Porto Alegre: Bookman Campanhia Editora, 2008, v. 1, p. -.

BARKI, Edgard Elie Roger; PARENTE, J. G. Varejo na Baixa Renda: estratégias vencedoras. In: Tânia Limeira; Edgard Elie Roger Barki; Juracy Gomes Parente. (Org.). Varejo para a Baixa Renda. 1 ed. Porto Alegre: Bookman, 2008, v. 1, p. 197-.

PARENTE, J. G.; KATO, H. T. Localização Varejista. In: Tânia Limeira; Edgard Elie Roger Barki; Juracy Gomes Parente. (Org.). Varejo para a Baixa Renda. 1 ed. Porto Alegre: Bookman, 2008, v. 1, p. 189-.

FREDERICO, E.; PARENTE, J. G. Determinants of Relationship Continuity between Fashion Retailers and Suppliers in Brazil. In: Swoboda, Bernhard & others (eds). (Org.). European Retail Research. Wiesebaden, Germany: Gabler Springer Science, 2008, v. vol 22, p. 87-115.

PARENTE, J. G.; TEREPINS, Fanny Michaan. Responsabilidade Social Empresarial do Varejo no Brasil. In: Jacques Gelman; Juracy Parente. (Org.). Varejo Socialmente Responsável. 1 ed. Porto Alegre: Bookman Companhia Editora, 2007, v. 1, p. -.

PARENTE, J. G. ; BRITO, L.A.L. . Estratégia de Varejo. In: Sérgio Dias. (Org.). Marketing: Estratégia e Valor. Marketing: Estratégia e Valor. : , 2006, v. , p. -.

PARENTE, J. G. ; MACEDO, L. C. ; CARDOSO, R. C. ; FREIRIA, V. . Varejo e Responsabilidade Social. In: Juracy Parente; Jacob Jacques Gelman. (Org.). Varejo e Responsabilidade Social: visão estratégica e práticas no Brasil. Varejo e Responsabilidade Social: Visão Estratégica e Práticas no Brasil. 1ed.Porto Alegre: Editora Bookman, 2006, v. 1, p. 15-30.

PARENTE, J. G. . Varejo Socialmente Responsável. In: Juracy Gomes Parente. (Org.). Responsabilidade Social no Varejo - Conceitos, Estratégias e Casos no Brasil. Responsabilidade Social no Varejo - Conceitos, Estratégias e Casos no Brasil. 1ed.São Paulo: SARAIVA S/A LIVREIROS E EDITORES, 2004, v. 1, p. 4-13.

PARENTE, J. G. . Área de Influência: um estudo no varejo de supermercados. In: Juracy Gomes Parente; Thomaz Wood Jr.; Victoria Jones. (Org.). Gestão Empresarial - Estratégias de Marketing. Gestão Empresarial - Estratégias de Marketing. 1ed.São Paulo: Editora Atlas S/A, 2003, v. 1, p. -281.