Variáveis Explicativas da Cotação de Seguros por Canais Digitais

• Estratégias de Marketing

• Paulo Daniel Manna

2016

À medida em que a tecnologia da informação vem alterado a comunicação das pessoas e das empresas, o comércio eletrônico e o marketing digital se tornam fundamentais para a maior parte das empresas. O novo canal e as novas tecnologias sempre em atualização, surgem novas possibilidades e relações para as empresas e consumidores, porém um aspecto que continua tão ou mais importante para os profissionais é determinar os fatores e motivações para que estes últimos utilizem canais digitais. Este estudo apresenta, sob a ótica das preferências dos consumidores, um estudo quantitativo (regressão logística) sobre a influência de variáveis demográficas, como sexo, idade e renda, na propensão à aquisição de seguros de automóvel via canais eletrônicos. Os resultados não permitiram identificar diferenças relevantes em relação ao gênero e idade dos consumidores, mas a renda foi identificada como fator de influência, logo consumidores com maior renda têm maior probabilidade de escolher canais digitais para aquisição de seguro automóvel, em linha com estudos anteriores. A dissertação apresenta implicações para o Marketing e para a prática do mercado de seguros, além das sugestões de estudos futuros.