Uso do Modelo Composto como Meio de Melhoria da Acurácia da Previsão de Demanda em uma Indústria Fornecedora da Linha Branca

• MPGC

• Gestão de Operações e Logística

• Lucas Lippi Tiossi

2020

O planejamento de demanda é um estudo que cada vez mais ganha relevância nas empresas. A busca por maior assertividade faz com que os planejadores de demanda operem com diversas possibilidades de modelos estatísticos para composição de suas previsões. Esta escolha, no entanto, pode não ser algo simples quando deparada com um universo de modelos, tendo o planejador que escolher apenas um para sua previsão. Este trabalho desenvolveu um estudo aplicado em uma base de dados históricos de uma empresa brasileira de componentes para a linha branca, buscando avaliar a eficácia do uso do modelo composto como alternativa para uma melhor acurácia. Ao término do estudo, pode-se concluir que o modelo composto entregou mais segurança na previsão de uma carteira de produtos selecionados, quando comparado apenas com a previsão gerada por um modelo padrão otimizado, apresentando um ganho de 9% de assertividade e confirmando a hipótese de modelo mais eficiente. A construção da lógica de modelagem, bem como os modelos matemáticos escolhidos para este estudo, teve como objetivo sugerir uma forma simples a qual os planejadores de demanda possam aplicar em seu dia a dia, evitando assim a concentração do risco ao escolher apenas um único modelo padrão, além de gerar maior acurácia para suas previsões.