Um levantamento sobre as práticas e percepções dos executivos financeiros sobre decisões de financiamento

• MPA

• Finanças e Contabilidade

• Mario Henrique Cerqueira de Araújo

2016

O objetivo deste estudo foi identificar as práticas e percepções dos executivos financeiros quanto às decisões de financiamento e compará-las aos surveys mais importantes da área. Para tanto, apresenta como pano de fundo as principais teorias de estrutura de capital, Trade-off e Hierarquia, e relaciona os estudos anteriores e seus achados. Foram aplicados questionários com foco em mapear os fatores mais relevantes para a decisão de emissão de ações ou aumento de capital, determinação do nível ideal de endividamento e escolha entre dívida de curto e longo prazo. Os dados mapeados sugerem a preferência dos executivos pelo uso de recursos internos e dívida. Além disso, são relevantes o nível das taxas de juros, o efeito disciplinador da dívida sobre a gestão e a flexibilidade financeira na definição dos níveis adequados de endividamento. Cabe destaque a preocupação com a manutenção da liquidez nas decisões do prazo das dívidas. A amostra composta por 54 executivos financeiros, sugere preferência pela teoria da Hierarquia nas definições da estrutura de capital. A contraposição com os demais surveys sobre o tema indica correlação com apenas um deles, especificamente quanto ao nível adequado de endividamento. Quanto à análise individual dos fatores foram encontradas algumas similaridades entre o levantamento e os surveys anteriores. O estudo contribui por trazer uma perspectiva mais atualizada dos dados anteriormente levantados junto aos executivos brasileiros, assim como por elaborar um comparativo mais abrangente entre os principais surveys da literatura. Além disso, inova ao comparar os estudos mais relevantes da área por meio de meta-análise.