Three essays on trade credit and market power

Curso: 

  • CDAE

Área de conhecimento: 

  • Finanças e Contabilidade

Autor(es): 

  • Adalto Barbaceia Gonçalves

Orientador: 

Ano: 

2016

Esta tese aborda uma questão fundamental sobre crédito comercial (trade credit): afinal, poder de mercado importa? Respondemos a esta questão através do desenvolvimento de um modelo teórico e pesquisando empiricamente o impacto do poder de mercado em crédito comercial. Nosso trabalho está organizado em três ensaios. Após a seção de introdução, o primeiro ensaio engloba uma minuciosa revisão da literatura selecionada incluindo 85 artigos. A maior parte destes trabalhos foi publicada nas duas últimas décadas em revistas acadêmicas de primeira linha. Os principais resultados destes artigos são classificados de acordo com a abordagem teórica e mostrando prós e contras em resultados empíricos. Nosso objetivo neste capítulo é lançar luz sobre as principais conclusões e controvérsias no estado da arte em matéria de concessão de crédito comercial. Em nosso segundo ensaio, desenvolvemos um modelo teórico para explicar o impacto do poder de mercado e restrições financeiras na extensão do crédito comercial. Nosso modelo é baseado em uma empresa racional que maximiza lucro e opera com determinado poder de mercado representado pela elasticidade-preço de seu produto e com os clientes apresentando certo grau de restrição financeira que reflete em sua sensibilidade de demanda em relação ao prazo do crédito comercial tomado. Além de mostrar a dedução detalhada deste modelo usando uma abordagem de programação não linear (Kuhn-Tucker), concluímos este capítulo, mostrando as implicações de modelo em comparação com a literatura crédito comercial. Finalmente, no terceiro ensaio, investigamos se poder de mercado afeta decisões de concessão de crédito comercial. Exploramos a crise de crédito de 2007-08 nos EUA como um choque exógeno na variação das condições de financiamento externo das firmas, que por sua vez afeta a capacidade das empresas para exercerem poder de mercado em relação aos seus clientes e fornecedores. Nossos dados mostram que as empresas com maior poder de mercado aumentam o prazo líquido de crédito comercial por mais de seis dias em relação a empresas com baixo poder de mercado durante a crise financeira. Este efeito é economicamente significante, pois representa mais de 11% da mediana do prazo médio de recebimento das empresas em nossa amostra. Nossos resultados contribuem com a literatura, documentando o efeito de concorrência no mercado do produto em decisões de crédito comercial e coloca em discussão uma dimensão que ainda gera conclusões controversas na literatura

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