Three Essays on Embeddedness and Governance Structures

• Gestão de Operações e Logística

• Daniel Gonçalves Lopes

2019

O enraizamento desencadeia a presunção de confiança e é tratado como uma forma de economizar custos de transação e, consequentemente, impacta nas escolhas de estruturas de governança. O enraizamento tem pelo menos quatro dimensões – cultural, estrutural, cognitiva e política – e é também uma consequência da estrutura social. Esta tese tem como objetivo investigar os microfundamentos da estrutura social, do enraizamento, das estruturas de governança e do desempenho. Essas relações foram abordadas através de três capítulos, respectivamente, visando: (a) investigar a relação entre estruturas sociais, estruturas de governança e desempenho operacional; (b) expandir o papel do enraizamento estrutural nas escolhas das estruturas de governança, investigando uma situação em que o enraizamento pode aumentar os custos de transação e favorecer estruturas hierárquicas; (c) examinar como o enraizamento afeta a confiabilidade. Os procedimentos metodológicos incluíram duas análises de redes sociais com análises econométricas e um survey experimental com uso de vinhetas. Os resultados principais sugerem que as estruturas de governança impactam o desempenho operacional, o acesso a informações não redundantes, uma consequência bem conhecida do enraizamento, pode aumentar a probabilidade de estruturas hierárquicas e, finalmente, as dimensões do enraizamento impactam a confiabilidade de diferentes maneiras.