A Tecnologia na Educação: o uso de um sistema gerenciador de conteúdo e aprendizagem

• CMAE

• Gestão da Informação

• Debora Richter Brólio

2017

A Tecnologia da Informação propiciou mudanças significativas no ambiente educacional, tanto na gestão da informação quanto nas possibilidades de ensino-aprendizagem. Os sistemas de gerenciamento de aprendizagem podem impactar positivamente o desenvolvimento humano e social do aluno, sendo aplicáveis em diversos níveis educacionais – do ensino básico ao superior. Este estudo de caso procura identificar os impactos do uso de um sistema gerenciador de conteúdo e aprendizagem no ensino regular básico. O caso escolhido foi uma instituição de ensino básico que utiliza um sistema gerenciador de conteúdo e aprendizagem em seu cotidiano educacional. Foi possível concluir que a utilização do SGCA gera impactos positivos no alcance dos objetivos do curso e objetivos pedagógicos, e nos resultados dos discentes – quando intermediado pelas metodologias ativas de ensino, bem como na própria aplicação das metodologias ativas de ensino. O presente estudo apresenta contribuições teóricas e práticas, pois demonstra resultados que suscitam a discussão sobre a utilização da tecnologia na educação básica, evidenciando que esta não proporciona mudanças se utilizada isoladamente. Para que ocorram resultados efetivos, existe a necessidade de uma reformulação no posicionamento de seus principais atores – docentes e alunos – para que os objetivos propostos sejam alcançados.