Servitização e Percepção de Valor: um estudo dentro do contexto hospitalar

• MPA

• Estratégias de Marketing

• Thiago Rigo Vicenzi

2018

Este trabalho trata da servitização e criação de valor em relacionamentos de fornecimento de dispositivos e equipamentos médicos no Brasil. Essa questão é relevante uma vez que a competição no mercado é elevada e a diferenciação pela adição de serviços pode ser uma opção para se manter competitivo. Nesse contexto, o objetivo desse trabalho foi investigar como a servitização em seus diferentes níveis pode impactar a percepção de valor do cliente. Utilizou-se as teorias de criação e cocriação de valor, a lógica dominante de serviço, servitização e seus diferentes níveis, bem como o cuidado baseado em valor de forma a entender a relação entre fornecedor e hospital e como a percepção de valor deste é relevante para a escolha de produtos e serviços. A pesquisa de campo foi de natureza qualitativa. Foi conduzido um estudo de caso na instituição Beneficência Portuguesa de São Paulo. Análise de documentos, observações e entrevistas não estruturadas com gestores da instituição foram utilizadas para a coleta de dados. Os principais resultados obtidos foram: serviços agregados são determinantes como potencial competitivo para as empresas; o balanço adequado entre flexibilidade na customização de sistemas produto-serviço e a padronização para otimizar custos é algo essencial para a competitividade; e quanto maior o nível de servitização e o consequente grau de complexidade na tomada de decisão, maior o grau de confiança necessário entre os atores. Esse estudo apresentou como principais contribuições gerenciais, a revelação de como a servitização e seus níveis podem contribuir para aumentar a percepção de valor de hospitais em relação a seus fornecedores; como os diferentes níveis de sistema produto-serviço podem ser traduzidos para o mercado de saúde; e a caracterização de um nível complexo de servitização que é aderente à ideia de cuidado baseado em valor.