Reação de Mercado Relacionada ao Interesse de Busca de Informações das Empresas

Curso: 

  • MPGC

Área de conhecimento: 

  • Finanças e Contabilidade

Autor(es): 

  • Murilo Teixeira

Orientador: 

Ano: 

2020

Nos estudos de finanças, duas linhas de pesquisas são muito difundidas, a teoria baseada na racionalidade dos investidores, e outra baseada na irracionalidade humana frente a tomada de decisão das pessoas. Essa última se apoia nas teorias comportamentais, onde tenta encontrar padrões de comportamento em determinados eventos, explicando os motivos das pessoas se comportarem daquele jeito. Dentro das finanças comportamentais temos o exemplo da heurística de disponibilidade e seus vieses, que podem provocar reações dos investidores a tomada de decisão pelas lembranças mais recentes que vem a memória, ou ainda a Teoria do Prospecto (TP) que delimita a aversão a perda como mecanismos de risco na tomada de decisão. Dentro das finanças, os investidores tendem a montar estratégias para lhes render maiores ganhos ou mesmo diminuir possíveis perdas. Nesse cenário, ferramentas que possam auxiliar a predição de um comportamento de mercado permitem a maximização dessas estratégias. O estudo busca identificar algum comportamento padrão da cotação dos ativos (ações negociadas em bolsa de valores) utilizando a ferramenta de Google Trends. Essa ferramenta mede as pesquisas feitas na internet pelos usuários. Pelos cálculos efetuados, foram encontradas evidências estatísticas de associação entre as variáveis de frequência de buscas na internet e a variação da cotação dos títulos das empresas em apenas 21% das empresas estudadas. Todavia, na análise do coeficiente de determinação, se observou fraca associação de variáveis. Dessa forma, é possível inferir que o impacto das buscas na internet por uma empresa tem fraca ou nenhuma influência sobre a variação da cotação dos títulos das empresas estudadas no período determinado.

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