Propostas de Melhoria da Experiência do Consumidor a partir da Jornada de Consumo: um estudo aplicado no setor de CAMEBA e decoração

• MPGC

• Estratégias de Marketing

• Gilliane Sousa de Oliveira

2020

O comportamento e a jornada de compra do cliente, vem passando por grandes mudanças ao longo do tempo, mudanças essas muitas vezes, vinculadas a tecnologia e ao surgimento de novos canais. Se antes havia um processo mais linear e mais simples, atualmente ele vem se tornando cada vez mais complexo. Em razão disto, buscou-se avaliar e compreender a decisão de compra do consumidor, identificando a jornada do cliente a fim de uma proposta de melhoria da experiência do cliente. Para isso foi escolhido o setor de CAMEBA e decoração. O setor vem passando por transformações ao longo dos anos, além dos avanços tecnológicos, mudanças sociais que ocorreram no país viabilizaram uma nova perspectiva para esses tipos de produtos. No passado, o consumidor buscava o básico para o conforto do seu lar no dia a dia, atualmente, além de buscar conforto, ele também busca praticidade, moda e design. O produto deixou de ser visto apenas como uma necessidade e passou a ser visto como item de decoração, seja um lençol, uma toalha, uma cortina etc. Para tanto, foi escolhido o método de pesquisa qualitativa exploratória. Foram conduzidas entrevistas em profundidade com clientes de perfil semelhante ao de uma varejista de produtos para cama, mesa, banho e decoração, portanto, foi realizada uma seleção por conveniência com 13 consumidoras (Grupo A). Ademais, foram realizadas entrevistas em profundidade com líderes da área comercial (Grupo B) e um líder de uma das lojas dessa mesma varejista do setor (Grupo C). Os dados foram aplicados a partir do modelo de jornada de compra sugerido por Lemon e Verhoef (2016). A pesquisa gerou alguns indicativos importantes, além de qualidade do produto, atendimento de qualidade e preço acessível, ter uma forma de descarte social ou ecológico contribuem para tornar as consumidoras mais leais a marca/loja, gerando vantagens competitivas. Outro indicativo importante é a questão de ruptura/disponibilidade de estoque, para a maioria das consumidoras ruptura gera insatisfação e, portanto, compromete a experiência do cliente. Além disso, se as empresas desejam manter a satisfação dos seus clientes é importante que mantenham seus prazos de entrega bem calculados, para que não frustre as consumidoras e também ferramentas disponíveis de rastreio.