Curso:
- MPGC
Área de conhecimento:
- Gestão da Informação
Autor(es):
- Victor Guerra de Oliveira
Orientador:
Ano:
Tecnologias estão disseminadas em todo o mundo, tornando muito mais simples o processo de compartilhar informações e fazendo com que pessoas e empresas possam se conectar umas com as outras. No entanto, o compartilhamento excessivo de dados de privacidade pode resultar em um fenômeno chamado “Paradoxo da Privacidade”. Substancialmente, o Paradoxo de Privacidade indica que as pessoas tendem a compartilhar dados pessoais e de privacidade, mesmo sem ter consciência ou em troca de algum benefício, o que é um ato contraditório para suas próprias crenças. Destacando a economia atual, o uso de dados, em todos os tipos, molda uma nova maneira de criar produto e serviços. Ao mesmo tempo, as políticas de privacidade e até mesmo os vazamentos de informação estão cada vez mais frequentes nos noticiários, trazendo um senso de risco sobre os dados que estão disponíveis para as empresas e nas redes sociais. Este estudo é o primeiro a aplicar esse tipo de análise ao cenário bancário, abordando o uso de dados de privacidade pelos bancos e o que poderia ser negociado com o proprietário dos dados para obtê-lo. Destacando o fenômeno do paradoxo da privacidade, o estudo usa estes dados como moeda, abstraído como benefícios bancários ou até mesmo dinheiro através de um estudo quantitativo analisando a relação entre o comportamento de auto revelação, benefícios e as intenções de futuro próximo e distante.