Curso:
- CMAPG
Área de conhecimento:
- Políticas Públicas
Autor(es):
- Bruno Sendra de Assis
Orientador:
Ano:
Os diretores escolares são agentes fundamentais para garantir um ambiente educacional adequado que favoreça o processo de ensino-aprendizagem dos alunos. Entre as diversas competências e habilidades exigidas para o cargo, destacam-se a capacidade de liderança e de manutenção de um clima escolar voltado à cooperação e aos objetivos pedagógicos. O presente estudo buscou analisar as legislações estaduais em todas as unidades federativas e os microdados do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica – SAEB, a fim de investigar como as políticas de provimento ao cargo de diretor estão associadas aos fatores de liderança do diretor e de clima escolar, criados por meio da Teoria de Resposta ao Item - TRI. Os resultados mostram que existe diferença estatisticamente significante na média de clima escolar e de liderança do diretor de acordo com a modalidade de seleção de diretor adotada. Os maiores coeficientes obtidos estão associados ao concurso público e ao processo seletivo com eleição. Já a indicação política apresentou menores médias para estes fatores e, embora não esteja diretamente vinculada a políticas estaduais, predominam na maioria das unidades federativas. Por outro lado, a magnitude deste efeito é bem inferior se comparadas as diferentes características de cada local. Também se identificaram outras variáveis explicativas relevantes para este modelo.